TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A revolução que mudou o mundo capitalista - The Industrial Revolution

Projeto de pesquisa: A revolução que mudou o mundo capitalista - The Industrial Revolution. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 5

A Revolução que mudou o mundo capitalista - Revolução Industrial

INTRODUÇÃO: A Revolução Industrial foi um momento decisivo na história da humanidade. Transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial. A industrialização trouxe muitos benefícios materiais, mas gerou também um grande número de problemas que ainda afligem o mundo moderno, como os danos ao meio ambiente. Além disso, a modernização tecnológica tornou obsoletas diversas formas de trabalho, gerando um desemprego crescente. Antes da Revolução Industrial, menos de 10% da população européia vivia nas cidades. Havia poucas indústrias em toda a Europa Ocidental. A maioria dos produtos manufaturados era feita em casas situadas nas zonas rurais. Comerciantes da burguesia distribuíam as matérias-primas aos trabalhadores e recolhiam os produtos acabados. Os burgueses eram donos das matérias-primas, pagavam pelo trabalho realizado e procuravam mercado para seus produtos. O modo de vida variava pouco de uma geração para outra, e a maioria dos filhos seguia o ofício dos pais. Os trabalhadores e lavradores não tinham voz ativa no governo. Em muitos países, não havia nem mesmo eleições.

INDÚSTRIA: é a transformação da matéria-prima (animal, como a lã; vegetal, como o trigo; ou mineral, como a pedra) em produtos que são utilizados pelo homem.

Como se faz essa transformação:

a) artesanato: é a forma mais simples de produção industrial. Neste sistema, o artesão faz tudo. O tecelão, por exemplo, fazia o fio e o tecia, o sapateiro preparava o couro, cortava-o e o costurava, produzindo o sapato.

b) manufatura: caracterizava-se por um grande número de trabalhadores reunidos num determinado local e na especialização do trabalho; cada trabalhador realizava uma atividade especifica.

c) mecanização: utilização de máquinas em substituição às ferramentas e ao próprio trabalho do homem, esta é a forma mais complexa da industrialização.

O processo de industrialização exigiu:

a) desenvolvimento tecnológico e científico;

b) investimento de grandes somas em dinheiro (capital);

c) fornecimento de matérias-primas;

d) consumidores para os produtos transformados.

A partir do século XVIII, o fenômeno da Revolução Industrial provocou uma rápida mudança nas técnicas e nos instrumentos de trabalho, que por sua vez ampliaram os empreendimentos comerciais e aumentaram a produção.

AVANÇOS: Com a revolução Industrial houve:

* a passagem da sociedade rural para a sociedade industrial;

* a mecanização da indústria e da agricultura;

* o desenvolvimento do sistema fabril, com o uso da energia a vapor;

* o desenvolvimento dos transportes e das comunicações;

* a expansão do capitalismo, que passou a controlar quase todos os ramos da atividade econômica;

O desenvolvimento industrial foi favorecido por várias circunstâncias:

a) as inovações da época da revolução Comercial (na fase final da Idade Média) com a invenção do relógio de pêndulo, do termômetro, da roda de fiar, do tear para fazer meias; os melhoramentos na fundição dos metais e na obtenção do bronze. b) a disponibilidade de capitais, resultante do acúmulo de riquezas na Europa, com a expansão marítima e comercial, que levou a burguesia a procurar novas atividades para investir seu capital.

c) o mercantilismo, que com a finalidade de aumentar as exportações e conseguir uma balança comercial favorável, estimulou a produção de manufaturas.

d) novos mercados consumidores, proporcionando uma procura cada vez maior de produtos industriais, graças à formação dos impérios coloniais e ao aumento da população européia.

e) o liberalismo econômico, que, defendendo a liberdade nas atividades econômicas, contribuiu para a abolição das restrições impostas pelo mercantilismo ao comércio e à indústria.

(FIGURA 4: maquinário têxtil)

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA INGLATERRA: A Inglaterra foi a pioneira na Revolução Industrial, favorecida por vários fatores:

a) o grande acúmulo de capitais resultante da revolução comercial;

b) a existência de uma grande liberdade econômica para a burguesia, principalmente após a Revolução Gloriosa em 1688;

c) a existência de um vasto império colonial fornecedor de matérias-primas e consumidores de produtos manufaturados; d) a existência de uma poderosa marinha mercante que trazia matérias-primas e transportava produtos industrializados às mais distantes regiões do mundo;

e) o clima favorável à indústria de tecidos e a existência de grandes reservas de carvão mineral, utilizado como combustível;

A Revolução Industrial expandiu-se rapidamente para a França, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos.

(FIGURA 5: indústria têxtil)

FASES DA REVOLUÇAO INDUSTRIAL

Primeira fase: 1750 – 1850

Essa etapa da revolução foi assinalada pelos seguintes fenômenos:

a) invenção do tear mecânico e do descascador de algodão e conseqüente desenvolvimento da indústria têxtil;

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com