TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É O ESTADO COMPETITIVO NO MUNDO GLOBALIZADO? QUAL A REALAÇÃO DO ESTADO, O CAPITAL E O TRABALHO NO MUNDO CAPITALISTA

Monografias: O QUE É O ESTADO COMPETITIVO NO MUNDO GLOBALIZADO? QUAL A REALAÇÃO DO ESTADO, O CAPITAL E O TRABALHO NO MUNDO CAPITALISTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É O ESTADO COMPETITIVO NO MUNDO GLOBALIZADO? QUAL A REALAÇÃO DO ESTADO, O CAPITAL E O TRABALHO NO MUNDO CAPITALISTA?

Pode-se, então, afirma que a função do Estado, em uma época de competição global, depende, sobretudo, de sua natureza: existem Estados fortes e fracos. (Europa do capital: transformações do trabalho e competição global pag. 74-75)

O estado competitivo e aquele que financia constantemente o mercado, como assim, ha os Estados de ideologia dominante com tecnologia desenvolvida ao contrario existem países que acumularam capitais bem mais cedo, ao contrario dos estados que com menos poder econômico e tecnológico, que acumularam capitais tardiamente e tecnologia inferior não tem tanta competitividade, na maioria das vezes esses países eram colônias dos países desenvolvidos.

Percebe-se a grande intervenção do estado na economia que seria o único com aparato financeiro para custear as necessidades das empresas.

Os investimentos feitos pelos governos através das suas empresas estatais fazem com que as economias de seus países fiquem competitivas, na maioria das vezes os estados intervém muito na economia para tentar fazer com que o país se torne mais competitivo para poder enfrenta outros países.

No caso do nosso país nos últimos 10 ou 12 anos, a economia tornou-se mais competitiva graças ao investimento em massa do governo brasileiro, claro que em contra partida a divida interna teve um salta gigantesco estando na casa de 1,3 trilhões de reais quase 65% do PIB.

QUAL A REALAÇÃO DO ESTADO, O CAPITAL E O TRABALHO NO MUNDO CAPITALISTA?

Como já dito o Estado entraria com o financeiro, mais vamos então olha para a história da humanidade para sabermos essa relação:

Passagem do feudalismo para o capitalismo vale lembra que:

Não podemos falar de verdadeiras passagens ao capitalismo senão quando regiões suficientemente extensas vivem sob um regime social completamente novo. A passagem somente e decisiva quando as relações políticas sancionam juridicamente as mudanças de estruturas, e quando as novas classes dominam o estado. Por isso a evolução dura vários séculos. (Vilar, 1975, pp. 35-36).

O camponês do senhor feudal vende suas terras para grandes latifundiários, agora sua força de trabalho e sugada pelos empresários nas fabricas, mais como sabemos sempre a crises no sistema capitalista que são cíclicas, nestas crises a única que o estado demorou a intervir foi a da queda da bolsa de Nova Iorque, um erro que nunca mais foi praticado. Mas o que quero disser com isso, a função do estado e de proteger e oferece os diretos a seu povo, preserva os diretos de cada um, mais ao passo que ele intensifica e apóia o acumulo de capital ele esta “escravizando” o trabalhador que precisar produzir cada vez mais e em pouco tempo e ainda ganhando pouco para acaba de “escravizar” o trabalhador, que antes ajudou a classe burguesa assumir o poder como dizer Batista ao falar de Marx, [...] “Marx acreditava que a única classe “verdadeiramente” revolucionaria é o proletariado que luta pelos direitos de uma sociedade, não pelos interesses individuais” vulgares. (informação verbal).

Para sintetiza tudo o que digitei a relação e de servidão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com