TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A semelhança entre a vida financeira pessoal e os objetivos financeiros da organização

Projeto de pesquisa: A semelhança entre a vida financeira pessoal e os objetivos financeiros da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

Introdução 2

Objetivo da contabilidade 3

Semelhança entre a vida financeira pessoal e objetivos financeiros de uma organização 4

Exercícios de fixação 5

Conceitos relevantes 6

Conclusão 7

Bibliografia 8

Introdução

Com um breve relato, iremos resumir como funciona o mundo contábil, mostraremos qual é o objetivo da contabilidade e o que ela interfere no nosso dia a dia. Além de agregar conhecimentos para a adaptação nos dias atuais, a contabilidade ela procura nos reeducar financeiramente, fazendo um comparativo entre a vida financeira de uma empresa e pessoal. É como veremos no decorrer desse trabalho como e de que forma esse mundo contábil funciona.

2

Objetivo da Contabilidade

Para obter informações econômicas, financeiras e sociais utilizamos a contabilidade, que auxilia o usuário para avaliação de sua produtividade, necessidade física ou social, é através da contabilidade que conseguimos definir o resultado de um determinado período. A contabilidade trata-se de um sistema de informações, ou seja, um conjunto de dados, relatórios, ajustes que ao serem utilizados que permitirão ao usuário a efetiva avaliação econômica e financeira de uma determinada entidade ou empresa, subsidiando assim algumas probabilidades de inclusão de metas futuras que deverão ser atingidas pela empresa, para que não se perca a capacidade produtiva e para que o crescimento seja continuo.

O objetivo principal da contabilidade é contribuir para uma avaliação adequada a cada tipo de empresa, utilizando a transparência de maneira uniforme para que seja possível evidenciar e divulgar absolutamente tudo que é relevante, para os demonstrativos que possam deixar qualquer informação subentendida, existirão notas explicativas e quadros complementares. Estas informações deverão aparecer de maneira clara a fim de não deixar qualquer tipo de duvida quanto ao que foi utilizado. Sendo assim, entendemos que a contabilidade além de prestar informações para controle e inclusão de metas para o próximo período, também tem a finalidade de ir um pouco além do ´´jeito`` de realizar, e busca explicitar a ´´essência``, como por exemplo, a ação de comprar e vender deixa de ser uma simples maneira de negociar para que seja avaliado o tipo de negociação efetivada, os valores que compõe essa negociação e de que forma o balanço patrimonial de uma empresa será comprometido com esse negocio.

Quanto às finalidades podemos afirmar que é social, uma vez que munido de informações, o usuário tem a capacidade de avaliar o resultado das entidades e além de avaliar é possível divulgar esse resultado para que indiretamente os clientes externos (acionistas, investidores, tomadores de decisão) possam aumentar o empenho individual para o crescimento da empresa. E quanto a sua metodologia podemos afirmar que a contabilidade é parcialmente social e quantitativa, social por toda incerteza do ambiente social e quantitativa porque é formada pela equação básica utilizada na contabilidade para qualquer inicio de atividade contábil. Essa equação é formada pelo ATIVO que consiste em todos os bens e direitos da empresa, que será sempre igual ao PASSIVO que é formado pelos deveres e obrigações da empresa, somado ao PATRIMONIO LIQUIDO que é formado pelos valores investidos pelos sócios e pelos empréstimos sociais, é através desta equação básica que formaremos o demonstrativo inicial da empresa, para quantificar os lucros ou prejuízos apurados em um determinado período.

3

Semelhanças entre a vida financeira particular e os objetivos financeiros de uma organização

Movidos pela ambição, organizações e pessoas físicas traçam determinados objetivos e planos estratégicos para alcançarem aquilo que desejam, a palavra ambição quer dizer: desejo intenso de alcançar determinado objetivo. É através desse desejo intenso que empresas e pessoas físicas tentam a, todo momento superar os deveres e obrigações e tentam aumentar seus bens e direitos, tanto em uma organização como na vida pessoal, superar é sempre um grande desafio, tanto que para não perder o controle financeiro é necessário fazer planilhas e relatórios a todo o momento.

São através de tais controles que conseguimos como pessoa física, evidenciar os nossos bens, que seriam classificados como automóveis, imóveis, móveis e aparelhos eletroeletrônicos entre outros, os nossos direitos podem ser entendido como algum tipo de recebimento mensal de pensão, empréstimo feito a algum familiar ou até mesmo o recebimento de algum benefício social, o salário mensal recebido pelo chefe da família é por sua vez classificado como caixa e todos estes itens entrariam em um balanço como ativos circulantes ou não circulantes, já os deveres e obrigações estão ligados ao pagamento de despesas mensais tais como, contas de condomínio, água, luz, telefone, gás e internet, são os passivos circulantes a mensalidade da faculdade e os gastos com financiamentos, sejam da residência ou do automóvel são classificadas como passivo não circulantes pois são dividas a longo prazo ou seja estão acima de um ano para conclusão. Assim como nas empresas um chefe de família pode elaborar um balanço patrimonial e manter a família informada da maneira mais adequada de investir os valores ganhos e principalmente verificar atentamente a forma de reduzir custos desnecessários, de uma maneira simplificada e talvez sem muito conhecimento este chefe de família está exercendo a principal função da contabilidade, pois através de um controle efetivo o processo para tomar decisões será simplificado e muito útil aos membros da família, pois todos poderão contribuir para que os objetivos individuais e o grande objetivo da família sejam alcançados.

Assim podemos concluir que entre as empresas, o que muda é a estrutura, porque uma empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com