TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD-Consultoria Organizacional- Jéssica Luíza Do Amaral Santos- 12115060336

Ensaios: AD-Consultoria Organizacional- Jéssica Luíza Do Amaral Santos- 12115060336. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1) Dos seis principais DEVERES universais da consultoria a saber: AUXILIAR DIAGNOSTICAR, SOLUCIONAR, ORGANIZAR e INOVAR.

Qual deles se enquadra na situação descrita a seguir? Descreva a sua finalidade.

Toda empresa que contrata uma consultoria, passa por algum tipo de problema, entretanto seus administradores não conseguem distinguir as causas e as consequências. Um consultor tem essa capacidade.

Diagnosticar, sua finalidade é identificar possíveis disfunções organizacionais por meio de um instrumento de levantamento de dados.

Questão 2) Um dos propósitos da consultoria organizacional é minimizar as Disfunções Organizacionais que foram comparadas como patologias organizacionais por Foguel e Souza (1995). Estes autores salientam que esta tipificação é uma tentativa de descrever algumas das patologias ou doenças das organizações, localizadas quer em seus objetivos, políticas, estrutura e tecnologia, quer em seus padrões de comportamento e no relacionamento com o meio ambiente.

Apresente a tipologia proposta pelos autores e descreva as características de cada uma reproduzindo o “ciclo destrutivo das organizações”.

Os autores apresentam em seu trabalho dois grupos principais de disfunções, as de 1º grau e as de 2º grau. Segundo os autores e fazendo uma analogia ao corpo humano as disfunções de 1º grau são a febre (sintoma) e as disfunções de 2º grau são as infecções (causas).

Questão 3) Com base nas informações do caso abaixo e tendo como referência as competências de um consultor organizacional, responda as seguintes questões.

A empresa XYZ está com seu pessoal desmotivado devido a um processo de enxugamento de estrutura, que provocou a demissão de 20% de seus recursos humanos e inclusive de profissionais que eram considerados dedicados, de bastante tempo de casa e também competentes.

Para satisfazer as necessidades os empregados que permaneceram, o Diretor Industrial defende que 10% do valor economizado com as demissões seja repassado para o salário dos que ficaram, bem como instalar uma linha de ônibus da empresa para o transporte dos empregados, reivindicação antiga dos mesmos.

O Diretor de RH, por sua vez, defende que não há como satisfazer o pessoal se não forem oferecidas garantias de permanência no emprego durante um tempo a ser negociado com os próprios empregados.

Responda:

A) Que conhecimentos serão necessários para lidar com a situação na XYZ?

Possuir conhecimento em administração, especialmente em recursos humanos e Desenvolver condições para que o trabalho seja gratificante, não apenas do ponto de vista financeiro, mas garantindo um bom clima organizacional.

B) Desenvolva ações para solucionar este problema, complementando as propostas dos dois diretores e identifique para cada ação duas habilidades envolvidas.

I- Fazer uma reunião geral de preferência informal para integrar os funcionários restantes, os fazendo sentir parte integrante da empresa e consequentemente importantes, aumentando a confiança dos funcionários e tendo a oportunidade de ouvir as propostas deles. (Gerenciar conflitos, pensar estrategicamente).

II- Criar um plano de carreira claro para gerar a sensação de estabilidade e a chance de receber uma melhor remuneração com base no esforço. (Pensar estrategicamente e ser lógico e analítico)

III- Instalar uma linha de ônibus para o transporte dos funcionários. (Gerenciar conflitos - Inovar).

C) Proponha uma solução para permanência dos empregados da XYZ considerando três atitudes de um consultor para que o Diretor Industrial não se sinta desprestigiado.

A melhor solução seria criar um plano de carreira claro para assim fazer o reajuste monetário e ao mesmo tempo fortalecer a confiança dos funcionários de que poderiam manter seus empregos através do esforço próprio. Estabelecer uma linha de ônibus seria um reforço a mais, além de pequenas melhorias no local de trabalho. (Atitudes de um consultor observadas: atuar com ênfase nas pessoas, ser um negociador, ter atitude racional).

Questão 4) Analise o quadrinho a seguir e responda o que se pede.

A sátira bem humorada acima mostra um processo bastante abrupto e radical que difere e muito de um Desenvolvimento Organizacional.

Descreva o que seria um processo de D.O citando alguns as fases primordiais que compõem este processo.

É um processo interativo e planejamento, ação e avaliação, abrangendo toda a organização, buscando através do aprendizado a adaptação a novas necessidades do ambiente externo, resultando em mudança na estrutura e/ou cultura organizacional e sistemas sociais. As fases primordiais são: diagnóstico da situação atual, planejamento da estratégia para mudança, educação, consultoria e treinamento, avaliação.

Questão 5) Analise o caso do grupo ABC abaixo e responda o que se pede.

O grupo ABC é o maior fabricante de embalagens da América Latina. Esta posição de liderança foi conquistada ao longo dos últimos anos através de uma agressiva política de aquisições e associações aliada a excelência em serviços, atualização tecnológica e capacidade de investimento, permitindo oferecer aos seus Clientes, produtos de qualidade superior e alto valor agregado que garantem vantagens competitivas duradouras.

O setor produtor de embalagem instalado no País abarca um conjunto diferenciado de firmas tais como: produtores de matérias-primas, fabricantes de embalagens ou fabricantes de acessórios como rótulos, tampas etc, fabricantes de tintas, colas etc, distribuidores, fornecedores de sistemas de embalagem (embalagem e a máquina para embalar o produto), fábricas de equipamentos e moldes e empresas que fabricam algumas de suas próprias embalagens como é o caso, por exemplo, da Nestlé.

Este conjunto de empresas, apesar de ser representado por várias entidades (associações e sindicatos) carece de informações sistematizadas que permitam traçar um perfil do setor em termos de sua dinâmica. Em geral, a análise deste setor tem sido feita de forma segmentada segundo os materiais utilizados pelos fabricantes de embalagens - vidro, plástico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com