TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA

Trabalho Escolar: AD1 ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  994 Visualizações

Página 1 de 5

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Avaliação a Distância – AD1 - Período - 2014/2º

Disciplina: Administração Brasileira

Coordenador: Carlos Cunha

QUESTÃO 1 – Sobre o tema Empreendedorismo, relacione a 1ª com a 2ª colunas:

1) CAPACIDADE EMPREENDEDORA ( 6 ) Habilidade para interagir com as pessoas de forma harmônica, inclusive diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes assertivas, comportamento maduro e não combativo.

2) DINAMISMO E INICIATIVA ( 3 ) Habilidade para adaptar-se oportunamente às diferentes exigências do meio e ser capaz de rever posicionamentos diante de argumentações convincentes.

3) FLEXIBILIDADE

( 5 ) Capacidade de se expressar e ouvir o outro, buscando equilíbrio de soluções satisfatórias nas propostas apresentadas pelas partes, quando há conflitos de interesse.

4) LIDERANÇA

( 4 ) Capacidade para catalisar os esforços, objetivando atingir ou superar os objetivos organizacionais, estabelecendo clima motivador, formação de parcerias e desenvolvimento de equipe..

5) NEGOCIAÇÃO:

( 1 ) Capacidade de começar algo, atitude para correr riscos; vontade de tentar e progredir.

6) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

( 2 ) Facilidade para identificar novas oportunidades, capacidade de propor e implementar soluções assertivas, inovadoras e adequadas.

QUESTÃO 2 – O que é Administração brasileira? Existe uma forma brasileira de planejar, organizar, dirigir, liderar e controlar? Responda segundo os teóricos estudados e, depois dê a sua opinião, justificando.

Administração brasileira é a forma específica e particularmente brasileira de administrar. Ou seja: a forma como as brasileiros interpretam os objetivos propostos pela organização e os transforma em ação organizacional (de acordo com Maximiano), combina e aplica recursos organizacionais (de acordo com Chiavenato).

Sim, existe uma forma brasileira de planejar, organizar, dirigir, liderar e controlar.

Segundo DaMatta, conforme a explicação de Cavedon, o jeitinho é usado pelos brasileiros exatamente pela necessidade de serem vistos como pessoas (implica ter prestígio, ser bem relacionado, passar de ser ninguém para ser alguém) e não como indivíduos (sujeito das leis universais, o que serve para um serve para todos...).

Sendo assim, enquanto em outros países considera-se que as leis devem ser cumpridas, no Brasil existe a possibilidade de flexibilizá-las conforme o entendimento das pessoas e por meio de utilização do jeitinho (modo e estilo de realizar).Tal modo diz respeito à capacidade que os brasileiros possuem de ser simpáticos, de transformar aquilo que é impessoal em algo pessoal.

Também posso citar Motta e Alcadipani, que explicam: “ O jeitinho é o típico processo por meio do qual alguém atinge um dado objetivo a despeito de determinações contrárias (leis, ordens, regras, etc). Ele é usado para “driblar” determinações que, se fossem levadas em conta, impossibilitariam a realização da ação pretendida pela pessoa que o solicita, valorizando, assim, o pessoal em detrimento do universal. Ele pode ser considerado uma característica cultural brasileira. ”

Eu concordo com os teóricos estudados. Isso ocorre porque o brasileiro é por natureza persistente e até egoísta. Isto vem da cultura, da criação.

Falando assim, pode parecer uma crítica ao povo brasileiro, mas não é. Esse “jeitinho brasileiro” tem seu lado positivo. Por exemplo: o brasileiro é muito criativo e não desiste fácil de algo, o que são características muito importantes para o empreendedorismo e desenvolvimento.

Como as organizações são compostas por pessoas, todas elas possuem esse jeitinho brasileiro que seus colaboradores trazem “de berço”.

QUESTÃO 3 – Defina Avaliação de Investimento:

De acordo com o material didático, avaliação de investimento consiste no processo de tomada de decisão, que objetiva melhor destinação dos recursos de uma empresa, dadas as suas estratégias.

As organizações sempre se deparam com diversas alternativas para alocação de seus recursos e considerando que o objetivo da administração financeira é a maximização da riqueza dos acionistas, cabe ao administrador financeiro conduzir o processo de análise e identificação da melhor alternativa de investimento.

Este é um trabalho muito importante e minucioso, por isso o administrador financeiro deve elaborar estudos de viabilidade econômico-financeira.

Na minha visão, a avaliação de investimentos é essencial: quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com