TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADIDAS

Artigo: ADIDAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.936 Visualizações

Página 1 de 3

ADIDAS: EXPERIÊNCIA DE MARCA EM TRÊS LISTRAS

Trabalho do curso de Gestão Comercial apresentado à UNIFRAN.

CONCLUSÃO:

1) É completamente explícito que o processo de evolução da Adidas, chegando ao enorme sucesso e potência que hoje é, tem total foco nos Princípios de Administração e Marketing, explorando a necessidade de cada consumidor, com propagandas estratégicas, altos investimentos em atletas de renome, fazendo com que o seu cliente enxergue a oportunidade de usar uma marca que seu próprio ídolo muitas vezes usa. Dando foco na segmentação, definição do público-alvo e posicionamento estratégico de seu mercado, a empresa tornou-se referência dentro de seu ramo de atuação, e é prova de que um bom departamento de marketing, com foco total no seu cliente, é a chave para o sucesso. Como o próprio texto cita, entender e pesquisar o mercado e seu cliente foi e continuará sendo fundamental para o sucesso da marca.

A Adidas demonstrou extrema habilidade e senso de oportunidade ao acompanhar a evolução das mídias de comunicação e suas tecnologias, ampliando seu alcance aos consumidores jovens através de publicidade em TV e internet, com canais em mídias sociais e propagandas muito apelativas no ponto de vista do consumo.

Como diz o velho ditado, “a propaganda é a alma do negócio”, e a Adidas é prova viva disso.

2) Utilizando-se com muita competência dos conceitos do marketing, a Adidas fez-se grande. Através de propagandas bem elaboradas, pensadas em seu verdadeiro público alvo, a empresa fez sua marca tornar-se uma das mais valiosas do mundo. E munindo-se de constantes pesquisas de mercado, entendendo as necessidades e anseios de seus clientes, a Adidas moderniza seus produtos, evoluindo junto com seus consumidores. Sua forte estratégia em Marketing de Relacionamento deixa-a próxima de seu público alvo. As ações de marketing da Adidas são regionais, onde visam direcionar o mais próximo possível as necessidades individuais de um grupo de pessoas. Um exemplo disso é o que ocorre quando usa a imagem de Lionel Messi para atingir a América Latina, que é apaixonada por futebol. Já nos Estados Unidos, seu novo garoto propaganda é o Andrew Wiggins, revelação da NBA (basquete), que é uma das paixões nacionais de lá. E assim faz mundo afora.

3) Uma das estratégias utilizadas pela Adidas, que é marcante em sua trajetória, é o Marketing de Relacionamento, explícito em suas ações voltadas aos seus clientes, regionalizando seu foco, como o exemplo citado na questão anterior (Lionel Messi e Andrew Wiggins, por exemplo). A empresa sabe exatamente os hábitos e costumes do seu público-alvo, oferecendo produtos direcionados para a realidade e necessidade de cada cliente. Por exemplo: No Brasil, um dos focos é o comércio de chuteiras. Já no Japão, luvas de beisebol possuem grande espaço.

Outra muito bem utilizada é a Estratégia de Comunicação. Um exemplo disso é a aproximação do público mais jovem através das mídias sociais, com canais de comunicação modernos, plataformas digitais com site interativo, canal de TV na web e blog. Esse tipo de estratégia é muito pertinente e assertiva, pois seu retorno é rápido e o custo/benefício é muito positivo, tendo um alcance universal.

4) Um bom ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso sustentado de uma empresa. Além disso, acreditar no produto que se vende é fundamental para o sucesso da organização. A credibilidade começa na confiança que o próprio vendedor passa para o comprador no momento da promoção. Trabalhar suas marcas primeiramente com seus funcionários, faz com que estes se tornem especialistas daquilo que vendem e potenciais analistas de eventualidades e falhas que um novo produto possa apresentar, por exemplo. E quando um funcionário acredita e deseja aquilo que ajuda a produzir, passa a ser um grande divulgador, e, assim, a propaganda positiva se inicia dentro da própria empresa.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »