TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER

Dissertações: ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 8

1. ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS A RECEBER

Com o grande mercado competitivo e a facilidade de acesso ao crédito nos dias de hoje a função da administração de contas a receber dentro de uma organização é muito importante.

Sua principal função é estabelecer uma política de crédito que agrade tanto a empresa quanto o cliente. Isso se resume em concessão de crédito de acordo com a disponibilidade de capital de giro; e vendas ou prestação de serviços ajustadas as condições de pagamento do cliente.

As empresas que têm e praticam uma Política de Crédito própria costumam ter índices de inadimplência bem menores que aquelas que não têm normas claras para concessão de crédito e o fazem apenas com base na intuição.

Mas para que possa haver uma política de crédito é necessário analisar a fundo como isso irá ocorrer.

Porque não adianta apenas vender, é necessário vender e receber, porque se o cliente deixar de pagar ou atrasar o pagamento, o valor a ser recebido fica retido com o devedor e não é revertido para a empresa sendo considerada uma despesa.

Por isso a administração de contas a receber de uma organização deve ser seleta e cautelosa ao conceder créditos.

É preciso que se definam as condições de prazos, as exigências para a concessão de crédito; os valores mínimos e máximos, as formas de pagamento, os descontos oferecidos e o principal: avaliar o potencial de pagamento do cliente.

Analisar caso a caso. Quais informações que eu tenho desse cliente? Todo o histórico em relação a ele. Esse cliente tem aumentado às compras? Como é a qualidade de pagamento? Tem mantido uma pontualidade coerente com a minha empresa?

E se for um cliente novo, deve-se buscar referencias externa do mesmo. Onde tem comprado? Esta devendo no mercado? Tudo isso estará interferindo na política de crédito, se a empresa concederá ou não crédito para esse cliente.

A Serasa (centralização de serviços bancários S/A) é uma ferramenta de grande valor e serve para que o empresário possa ter acesso a esse potencial de pagamento. É uma importante fonte de informação, precisa e segura.

Órgão privado criado por bancos e financeiras que possui um banco de dados gigantesco. Quando um nome e CPF vão parar nesse banco de dados significa que o nome da pessoa foi negativado.

Seus computadores armazenam dados cadastrais de empresas e cidadãos, como dívidas vencidas e não pagas, registros de protestos de títulos, cheque e etc.

As informações da Serasa são fornecidas aos bancos, ao comércio, às pequenas, médias e grandes empresas e isso é um dos fatores que torna os negócios mais baratos, rápidos e seguros.

É por isso que ao efetuar uma compra ou pegar um empréstimo em um banco ou uma financeira o cliente tem seu CPF consultado.

Um banco de dados como a Serasa tem como objetivo facilitar as vendas e não impedir as vendas, garantindo que seus clientes não sofram prejuízos ou não recebam por um produto vendido ou serviço prestado.

É válido lembrar que as informações do Banco de Dados da Serasa também estão disponíveis para todos os brasileiros que desejam saber quais as anotações que existem em seu CPF.

Conclui-se então que a Serasa possui um papel de elevada importância dentro do mercado financeiro, na qualidade de informadores da situação cadastral dos envolvidos tanto de consumidores como de fornecedores auxiliando a tomada de decisão da empresa.

Mas é verdadeiro também que suas atividades também são consideradas potencialmente ofensivas á honra e privacidade das pessoas.

Devemos ter em mente que nem sempre o consumidor deixa de pagar intencionalmente. A inadimplência pode ocorrer por vários motivos como desestabilização financeira, mau planejamento, surgimento de outras prioridades, esquecimento, desemprego, falência e outros.

Então se de um lado a Serasa “defende” os interesses da empresa. Existe o Código de Defesa do Consumidor que defende os interesses do consumidor.

De acordo com BRASIL. Lei 8.078/90 de 11 de setembro de 1990. Código de defesa do consumidor. O consumidor tem direito a ser comunicado da inscrição, ter acesso às informações registradas, bem como exigir a correção de dados inverídicos ou inexatos.

Essa Lei também diz que os cadastros e dados de consumidores não podem conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos e estabelece que “consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor não serão fornecidas, pelos respectivos Sistemas de Proteção ao Crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.”.

Mas e se por algum motivo, intencionalmente ou não. O cliente se tornar inadimplente? Isso pode acontecer, porque mesmo tomando todas as precauções e adotando uma política de crédito adequada para as vendas a prazo, alguns clientes acabam atrasando o pagamento das prestações de suas compras.

É ai que a cobrança é acionada. Esse trabalho deve ser realizado de forma firme e cortês sendo flexível na hora de cobrar, apresentando alternativas negociáveis para o devedor sem perder o respeito ao cliente.

A característica das cobranças que antes eram presenciais e que causavam constrangimento ao devedor se tornou pouco utilizada nos dias de hoje.

A cada dia que passa, a cobrança via telefone se torna mais popular nas empresas brasileiras.É um serviço realizado por meio de telemarketing, que busca a recuperação de crédito sem prejudicar o relacionamento entre empresa e cliente.Pode ser feito na própria empresa ou pode terceirizar esse serviço.

O Brasil já vem utilizando o telemarketing há algum tempo, mas só recentemente que esse serviço para cobrança ficou mais conhecido e então passou a despertar o interesse de boa parte das empresas do país.

Ficou claro que é muito mais cômodo para o empresário terceirizar esse serviço, é vantajoso, pois a maioria das empresas que realizam esse trabalho são empresas competentes com funcionários preparados que não só tentam entrar em acordo com o cliente para negociar as dívidas, mas também tenta recupera-lo para a empresa a qual esta prestando o serviço.

E o empresário contratante muitas vezes acompanha tudo isso sem ter que sair do conforto do escritório. Os dados e relatórios são transmitidos por meio de um usuário e uma senha fornecidos pela própria empresa de call center.

Por isso esse serviço esta sendo cada vez mais aceito no Brasil. Pois além de Recuperar bens, ativos financeiros e fidelizar os clientes, as empresas de call Center constituem um exemplo de atividade geradora de emprego.

Os principais fatores que impulsionaram o crescimento e aumentou a relevância econômica dos call centers brasileiros são: Criação do Código de Defesa do Consumidor, mudança no ambiente competitivo e a expansão da telefonia.

Em 2000 o aumento das linhas telefônicas impulsionou e muito esse serviço já que as maiorias dos brasileiros poderiam ter acesso a ele.

Exemplo 1 : “Em 2012 , eu Flávia, trabalhei em uma empresa aqui na cidade de ubá que tinha como principal objetivo o agenciamento de empregos e oferecimento de cursos. Essa empresa realizava consultas no Serasa.

O meu ex-patrão dela percebeu que a demanda de pessoas querendo consultar o CPF estava aumentando cada vez mais, então com o intuito de aumentar os lucros da empresa, ele decidiu que começaria a fazer um trabalho de negociação das dividas das pessoas que se encontravam com o nome sujo. Fez uma propaganda na radio e distribuiu panfletos.

O resultado foi instantâneo e passaram a atender aproximadamente 15 a 20 pessoas por dia dispostas a limpar o nome.

Cobrávamos cinco reais pela consulta e de dez a quinze reais para a negociação.

Com os papeis necessários, entravam em contato com a empresa credora e tentávamos negociar a divida para o cliente. Algumas vezes obtínhamos sucesso, mas na maioria não. Quando não conseguíam negociar, um funcionário acompanhava o cliente até o PROCON onde buscaria seus direitos e não fazíamos mais nada.

Isso gerou revolta em muitas pessoas, pois antes da pessoa contratar os serviços éramos orientados a dizer que o nome não ficava limpo depois de cinco anos após a dívida e que por isso deviam contratar nossos serviços.

Conclui que o número de pessoas endividadas é muito maior do que eu imaginava, e que grande parte desse número são pessoas simples e sem conhecimento que faziam empréstimos e financiamentos, assinavam contratos sem ler, estavam desempregadas ou emprestaram o CPF para terceiros e etc.

Cheguei à conclusão que nem sempre a inadimplência é sinal de mau caráter, fraude ou é intencional. E percebi que muitas empresas na nossa cidade não possuem uma administração de contas a receber estruturada e padronizada. Exemplo de uma é a Líder calçados, que foi uma das muitas lojas que eu sempre ligava tentando negocias dividas.”

Exemplos 2 :.No PROCON de Ubá há muitas reclamações referentes ao Serasa.

Alguns dos processos:

A) A consumidora que não autorizou a exposição do seu nome contou ter constatado em 21/01/2011, conforme certidão retirada em 21/01/2011, que seus dados foram inclusos no SERASA por motivo de inadimplemento, no valor de R$103,90.

Ressalta que não possuía nenhuma pendência financeira e desconhecia a dívida em tela e, devido ao equívoco, foi impedida de comprar a crédito em outros estabelecimentos comerciais, o que lhe trouxe diversos constrangimentos.

Na certidão retirada no SERASA não constava o nome do credor.

Por tal motivo, o requerente solicitou o intermédio do Procon, pois queria de imediato a retirada de seu nome junto ao órgão de proteção ao crédito, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, fundamentando-se no art 43, §3° da Lei 8.078/90, e gostaria de saber também o valor da dívida.

B) Trata-se de formalização de reclamação do Consumidor em face da empresa Itapeva Multicarteira Fidc, haja vista ter constatado em 06/10/2010, conforme certidão retirada em 06/10/2010, que seus dados foram inclusos nos cadastros SPC e SERASA pela Reclamada, por motivo de inadimplemento, R$1.898,00 na data de 10/01/2006

Diante do exposto, o PROCON/Ubá, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 33, §1º, do Decreto Federal 2.181/97, neste ato abre INVESTIGAÇÃO PRELIMINAR e requer, no prazo de 10 dias, sejam apresentadas informações ou a solução para o caso acima descrito, com CÓPIA DIRETA AO CONSUMIDOR, sob pena de incorrer em crime de desobediência, na forma dos arts. 55, §4º, do Código de Defesa do Consumidor; 33, §2º, do Decreto Federal 2.181/97 e 330 do Código Penal.

Exemplos 3 : A empresa Vector Contact Center, que possui escritório em São Paulo é uma empresa que oferece Soluções de atendimento e relacionamento sob media para as empresas crescerem ainda mais com seus clientes.

Oferecem serviços de SAC, vendas e pós-vendas, pesquisa de mercado, fidelização de clientes, servisse desk, locação de estrutura, atendimento multicanal e sobre tudo cobrança. ,Tem sido vista como um importante fator de desempenho econômico em várias empresas. Possui controle e acompanhamento feitos por uma estrutura de Call Center organizada, tecnologia avançada e pessoas capacitadas. Contam com excelentes profissionais especializados na área de cobrança e com experiência para implementar estratégias e gerenciar múltiplos canais para recuperar as dívidas de forma eficiente para a empresa contratante do serviço. A empresa Sotreq Cat contratou tais serviços e conseguiu diminuir em 60% sua inadimplência num período de 3 meses.

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »