TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGIA GERAL

Artigo: ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGIA GERAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

O EMPREENDEDORISMO

2012

O EMPREENDEDORISMO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinasMetodologia da Pesquisa Científica, Estatística, Psicologia Organizacional, Direito Empresarial e Trabalhista, Contabilidade de Custos.

Prof. Luciana Trigueiro

Marcelo Viegas

Mônica M. Silva

Janaína Vargas

Vânia Almeida

.

2012

EPÍGRAFE

“Há homens que lutam um dia e são bons.

Há homens que lutam um ano e são melhores.

Há homens que lutam anos e são muito bons.

Porém, há os que lutam toda a vida. Estes são imprescindíveis.”

Bertold Brecht

RESUMO

O empreendedorismo tem sido comentado e entendido como o responsável pela criação dariqueza do país, desenhada pela iniciativa e criatividade de pessoas que se sentem impelidas a investir na realização de seus sonhos e de seus projetos de vida. A criação deorganizações, muitas vezes, é estreitamente interligada com o perfil empreendedor com aevolução dos conceitos sobre a capacidade intelectual que se destaca na era presente,atraindo parceiros na formação de uma equipe que participa das idéias do empreendedor eda sua visão de oportunidades. O tema empreendedorismo tem despertado atenção deinstituições públicas e privadas que têm investido em pesquisas e incentivos, confirmando aligação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico. A obtenção do perfilempreendedor resulta da aquisição de determinadas características que formam esse perfil,como a criatividade, a flexibilidade, a inovação e a visão de oportunidades, entre outras.Sobre este tema, busca-se apontar características presentes no perfil de pessoas empreendedoras, abordando questões como origem, conceito de si, visão, trabalho como empreendedor, energia, liderança, criatividade e imaginação.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, Perfil empreendedor. Conhecimento. Organização.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 RELATÓRIO DA ENTREVISTA 6

3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 15

4 CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

Considerando que a organização é em si mesma, um fenômeno cultural ao qual se sucede variações acompanhando o desenvolvimento da sociedade, sendo assim ela évista como sistema aberto que requer cuidadosa administração na satisfação e equilíbriodas necessidades internas e de adaptação a circunstâncias ambientais.

Configura-se um momento em que o desenvolvimento de sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade (MORGAN, 1996, p. 53).

O surpreendente numa organização é o alto grau de adesão dos empregados,que começam com a empresa, às ideias do fundador, pois nas empresas recém-formadas,dominadas pelo espírito empreendedor, o sentimento de que há uma missão a cumprir fazparte do ambiente, mesmo que seja difícil conseguir manter esse espírito vivo, depois que aequipe inicial e o fundador se vão (FERREL, 1993).

Diante desses registros, apresenta-se o tema deste artigo, o empreendedorismo,observando que este tema só existe em razão de existir o empreendedor, sujeito cujo perfil é definido pelos pesquisadores a partir de características especiais que o compõem.

2. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

A entrevista foi realizada com o Sr.Ricardo de Oliveira Gonçalves, empreendedor que iniciou seu primeiro negócio, juntamente com os sócios, logo após a graduação de ambos no curso de Engenharia Industrial Mecânica e iniciaram o projeto da empresaFundição Canaã Ltda.

É uma empresa que atua no ramo de metalurgia e no setor de fundição, visando à prestação de serviços e produção de peças fabricadas em aço fundido, ferro fundido branco, para atender o mercado nacional, inicialmente com cobertura aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

É uma empresa privada, que visa soluções em fundidos, com o objetivo de atender as necessidades de seus clientes, o que possibilita a criação de novos empregos de forma direta e indireta, colaborando assim, para a melhoria da sociedade e para a economia da região.

No mercado de mineração, a Fundição Canaã Ltda., fabrica em aço fundido e ferro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com