TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral De Sistemas

Dissertações: Teoria Geral De Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2012  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  1.762 Visualizações

Página 1 de 4

Índice

-Como surgiu a internet;

-Quais os principais componentes das redes de telecomunicações e principais tecnologia de redes;

-Topologias físicas de rede;

-Os principais meios de transmissão físicos e tipos de rede;

-Benefícios atuais, e implantação da internet nos comércios;

-Principais tecnologias de rede digital;

-Protocolo TCP/IP , qual sua importância?;

-Redes de comunicação sem fio;

Como surgiu a internet?

-A internet foi desenvolvida nos tempos remotos da guerra fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos estados unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear. Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArphaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades as quais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessarem, até que mais de 5 milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede e, para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial. Em síntese, a Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços, de uma forma que os usuários conectados possam usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial.

Quais os principais componentes das redes de telecomunicações e as principais tecnologias de rede?

-Os componentes de rede básicos incluem computadores, interfaces de rede,um meio de conexão,um software de sistema operacional de rede e um hub ou switch. A infraestrutura de rede depende de infraestruturas públicas e privas que coportem o movimento de informações através de diversas plataformas tecnológicas.Isso inclui o sistema telefônico tradicional,a comunicação celular móvel, redes locais sem fio, sistemas de videoconferência, um site corporativo,intranets, extranets e uma gama de redes remotas locais, especialmente a internet. Para que aja um meio de comunicação comum entre usuários, foi-se criado o pacote TCP/IP, o qual tem o objetivo e a garantia de uma comunicação, ou linguagem padrão para diferentes tipos de usuários e componentes em uma rede de telecomunicações.

Tipologias físicas de rede

-Ao longo da historia das redes, varias topologias foram experimentadas, com maior ou menor sucesso. Os três tipos abaixo são esquemas básicos empregados na conexão dos computadores. Os outros são variantes deles:

1º- Estrela - Todas as conexões partem de um ponto central (concentrador), normalmente um hub ou switch. É o modelo mais utilizado atualmente.

2º- Anel - Todos os computadores são conectados em um anel. É a topologia das redes Token Ring, popularizadas pela IBM nos anos 80. Hoje, esse modelo é mais utilizado em sistemas de autmação industrial.

3º- Barramento - Os computadores são conectados num sistema linear de cabeamento em sequência. Esse arranjo era usado nas primeiras gerações de redes Ethernet. Está sendo lentamente abandonado.

Principais meios de transmissão físicos e tipos de redes

-Fios telefônicos de cobre trançado: Embora seja relativamente lento, o par trançado permite que as empresas usem o cabeamento dos sistemas telefônicos preexistente para a comunicação digital. (Velocidade máxima = 1Gbps)

-Cabos de cobre coaxias: Este cabo consiste em um fio de cobre isolado e de grande espessura, que pode transmitir um volume de dados maior do que o par trançado.Atualmente este cabo é utilizado para longas extensões(100 metros)em grandes edifícios. (Velocidade = Normalmente acima de 1Gbps)

-Cabos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com