TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALPARGATAS

Trabalho Escolar: ALPARGATAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 4

ALPARGATAS S/A

A Empresa, Segmento e produtos

A história da companhia começa em 3 de abril de 1907 com a vinda da Argentina para o Brasil do escocês Robert Fraser, investidor que se une a um grupo de empresários, para a criação da Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados

Em 1910, os calçados para lavouras de café impulsionaram os negócios da empresa que acabaram tendo de estrear na bolsa de valores, com a intenção de captar mais recursos e investir na ampliação das operações. Dona da marca Havaiana, criada em 1962, desde o começo, um sucesso de vendas entre as pessoas que recorriam ao tal chinelo de dedo para ficar em casa. A primeira guerra mundial atrapalharam os negócios, voltando a sua fabricação logo depois, e passa a fornecer também mochilas, barracas e fardas aos combatentes da Revolução de 1932.

Após a segunda guerra mundial, lança a primeira calça jeans, a Rodeio. Na década de 50, os modelos de tênis conga e Bamba Basquete, como também a Lona Sempreviva. Em 1994 os produtos reapareceram com tons monocromáticos e três anos depois em versões de uma infinidade de cores para deixar de ser funcional e se tornar um acessório de moda. A empresa inaugura fábricas de norte a Sul do país e entra no segmento de artigos esportivos com o lançamento da marca Topper, compra a marca Rainha, inaugura uma fábrica na Paraíba e lança as sandálias Samoa e o jeans Top Plus, além do lançamento das Havaianas a Alpargatas licencia na década de 90 as maracás Timberland, mizuno, o calçado Kichute e a Nike).

Em 1998 a empresa corta custos e pessoal que foi reduzido de 14.500 para 10.500 e a empresa foi dividida em unidades de negócios como permanece até hoje. Dentro da estratégia de virar global, a companhia inaugurou em 2007, um escritório em nova York. Adquiriu 60% da operação na Argentina, além da pernambucana Dupé assumindo a liderança de sandálias no país. Em 2008, inaugura escritórios comerciais na Espanha e em 2009, no Reino Unido, França e Itália. Logo após, novembro de 2010, a empresa comprou 30% da Brasileira Osklen. Em 2011, a Alpargatas vira líder do mercado de calçados na América Latina.

Em 2013, a Alpargatas completou 100 anos de abertura de capital, e para comemorar o marco histórico, a Bolsa de Valores de São Paulo prestou uma homenagem à empresa. A Alpargatas sobreviveu a todos os altos e baixos da economia e comemora um século como companhia de capital aberto em abril. O grupo Alpargatas tem as marcas Havaianas, Dupé, Rainha, Topper, Mizuno, Timberland, Meggashop, Sete Léguas e Flecha. Existem 4 fábricas no Brasil - Santa Rita e João Pessoa (PB) para a produção de artigos esportivos das marcas Topper, Rainha, Mizuno e Timberland - e em Campina Grande (PB) e Carpina (PE) para sandálias Havaianas e Dupé. São 8 fábricas de artigos esportivos e têxteis localizadas na Argentina e que abastecem o mercado argentino. O Presidente da Alpargatas é Márcio Utsch, 52 anos, mineiro, formado em administração de empresas e direito.

FATURAMENTO

Lucro da Alpargatas sobe 14,8% no 2º trimestre, para R$ 70,5 milhões Receita líquida somou R$ 831,1 milhões, crescimento de 14,3%. Venda da companhia no país aumentaram 18% no 2º trimestre. (Atualizado em 09/08/2013). Trinta por cento da receita é gerada em moeda estrangeira (dólar, peso e euro) e 70% é gerado no Brasil. Atualmente 18 mil pessoas fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

PRÊMIOS

Abaixo, alguns dos muitos prêmios conquistados pela empresa em 2012:

• Premio:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com