TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case - "Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas"

Monografias: Case - "Mudanças Na Direção Da São Paulo Alpargatas". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 2

Case – “Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas”

1 – Fernando tigre teve de enfrentar diversos desafios ao assumir a presidência da Alpargatas, além de ter sido recebido com desconfiança pelos diretores e funcionários da empresa, havia um problema com a estratégia adotada pela Alpargatas. Ela tinha uma política ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava. A organização estava ineficiente, a comunição entre os departamentos era falha e acentralização, excessiva. Tigre também se deparou com a desmotivação dos funcionários, que estavam incertos sobre o futuro da empresa. Um dos maiores erros das antigas gestões foi que o foco ao invés de ser na demanda do mercado, era feita somente focada na produção de fábrica, o que gerou a estagnação das vendas e prejuízos.

2 e 3 - A falta de motivação foi resultado da rigidez com que eram as relações de trabalho, não haviam grupos de “amizades”, a excessiva formalização era responsável pela existência de uma equipe pouco unida. As pessoas estavam ligadas apenas pelas funções e pelo grau de hierarquia. As “amizades” e interesses compartilhados eram postos de lado e as células de trabalho funcionavam de maneira burocratizada. Tornando o ambiente de trabalho pesado.

4 - Para mudar esse cenário, a primeira medida implantada por Tigre foi a redução dos custos e diminuir a resistencia às mudanças. Com a diminuição do quadro de funcionários, houve o incentivo por parte da nova gestao para a aceitação de mudanças e criatividade, uma vez que a rigidez que havia foi a responsável por alavancar a crise. A segunda medida, foi o foco nos negócios, dando atenção específica ao mercado e ao gosto dos consumidores, com produtos customizados e variados para subir as vendas.

5 - Sobre o problema de motivação enfrentado por Tigre, podemos citar Frederick Herzberg, que desenvolveu uma teoria motivacional conhecida como teoria dos dois fatores da motivação. Ele observou que haviam dois fatores responsáveis pela motivação era substancialmente diferentes daqueles que determinavam a insatisfação e a desmotivação no trabalho. Os fatores higiênicos que se referem ao conjunto de fatores responsáveis pela insatisfação no trabalho, mas que quando observados não levam a satisfação, ou seja, são aqueles fatores do tipo salário, condições de trabalho, segurança, relacionamento interpessoal, supervisão, que somente quando se apresentam de forma negativa, geram a insatisfação no trabalho. Os fatores motivacionais influenciam diretamente na satisfação do trabalho, como realização, reconhecimento, exercício de responsabilidade, possibilidade de crescimento, de aprendizagem são alguns dos mais importantes fatores motivacionais, ou seja, é por meio de fatores como responsabilidade, reconhecimento e progressão na carreira que os funcionários se sentem satisfeitos e motivados para o desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com