TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE DE NEGOCIOS NO BRASIL

Trabalho acadêmico: AMBIENTE DE NEGOCIOS NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL........................................................4

2.2 MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA......................6

2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONÔMICA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL. ..............................................................................................8

2.4 OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA......................................................................................................9

2.5 A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS....10

CONCLUSÃO............................................................................................................13

REFERÊNCIAS..........................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Vivemos um período de mudanças importantes no ambiente político, econômico, social e contábil. E é papel do governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da comunidade em geral diante dessas mudanças. Para esta finalidade, o setor público, enquanto um agente econômico de peso dentro da sociedade procura atuar sobre determinadas variáveis, como criação de leis, decretos e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população.

Dentro do ambiente de negócios no Brasil a microeconomia e a macroeconomia desempenham um papel relevante. Enquanto a microeconomia procura estudar o comportamento individual dos agentes e a interação entre estes agentes em mercados, a macroeconomia procura estudar os agregados, tais como a renda, inflação, produto, emprego e outras grandezas.

A microeconomia é o estudo das escolhas feitas pelas famílias, empresas e governos. E de alguma maneira essas escolhas afetam os mercados de bens e serviços, dessa forma, se ocorrerem mudanças na microeconomia gerando benefícios socioeconômicos voltados para a melhoria no acesso ao credito, facilitando a vida das pessoas físicas e jurídicas, na melhoria da qualidade da tributação, contribuindo para as empresas conseguirem se manter por maior tempo no mercado.

No entanto se faz necessário uma complexa reforma, seja tributária ou administrativa, na revisão de gastos públicos no proposito de buscar soluções, conhecer novos caminhos para as empresas e conhecer o ambiente de negocio onde estão inseridas.

2 DESENVOLVIMENTO

Em comparação com outros países, o Brasil está muito atrasado em relação às mudanças politicas e econômicas na tomada de decisões para a melhoria de seu ambiente de negócios da sociedade em geral. Isso levando em consideração a obtenção e renovação de leis, decretos, licenças para que uma pessoa física ou jurídica cumpra suas obrigações tributárias.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.

O ambiente dos negócios baseado no modelo político e econômico que deu sustentação ao período militar, em especial no Brasil, sofre várias influencias, e não oferece mais o resultado esperado em relação aos processos de produção e das relações socioeconômica. Com avanço de tecnologias, expansão dos meios de comunicação e a abertura do mercado econômico criam-se possibilidades para uma nova base estrutural da sociedade.

Segundo a wikipedia a política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI e o Banco Mundial. Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrarem-se globalizada.

Mas o Brasil precisa se atualizar, principalmente no que diz respeito às leis. Elas precisam ser ajustadas aos novos tempos, ao universo contábil e as novas mudanças que acontecem no mundo dos negócios. Se as leis e decretos mudam, o ambiente empresarial também tem que se atualizar cumprir regras, e ai esta o problema, empacam com o excesso de papelada, exigências procedimentos e tudo mais, a tal burocratização. E não adianta criar medidas provisórias para acelerar ou agilizar tais processos.

No que diz respeito ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias, estas refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa. O primeiro referente à continuidade da empresa tendo em vista o panorama econômico e político do país afetando as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios que tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país. E o segundo levando em consideração os valores dos ativos e das ações, onde o ambiente político e econômico é desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados. Como exemplo disso tem a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade, e as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

Assim, a ausência de uniformidade das normas e procedimentos contábeis compromete a comparabilidade das informações apresentadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com