TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA POSSIBILIDADE DO SETOR E AMEAÇAS

Tese: ANÁLISE DA POSSIBILIDADE DO SETOR E AMEAÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  3.968 Palavras (16 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ERIK EDILSON

LUCAS FENELON

NATALIA BASSETTI

PEDRO XAVIER

ROGER BRITTO

PROJETO INTEGRADO IV

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO SETOR

São Paulo

2014

1. O PRODUTO: SAPATOS COM SALTOS ALTOS TROCÁVEIS

Analisando as necessidades da mulher, e levando em conta os padrões culturais da sociedade foi encontrado um problema que analisamos que possivelmente tenha solução. A mulher possui um potencial de sacrifício enorme, não só biológico como a dor de um parto, mas também na questão da estética e dos padrões de beleza.

O salto alto é um artigo indispensável no look da mulher, porém é um dos causados que mais desconfortáveis no mercado. Esse produto foi pensado para resolver o problema, um sapato que altera o salto em um simples processo que pode ser realizado em qualquer lugar a qualquer hora.

Com um design aceitável em vários ambientes, esse sapato vem com a proposta principal do conforto, e também com a proposta de ser adaptável para varias ocasiões. Tudo isso sem perder a preocupação e qualidade do produto quando se trata de estética, pois não adianta tomar como base as proposta de conforto e versatilidade e pecar no design do produto. Tendo que a própria mulher deixa que claro sua preocupação com a beleza quando a mesma passa por processos dolorosos para mantê-la.

2. ANÁLISES DOS MACROS AMBIENTES

O ambiente externo está totalmente fora do controle da organização, o que não significa que não seja fundamental conhecê-lo. Apesar de não podermos controlá-lo, podemos monitorá-lo e procurar aproveitar as oportunidades de maneira mais ágil e eficiente que a concorrência e evitar as ameaças sempre que for possível.

Na prática, mudanças nas variáveis macros ambientais podem afetar positiva ou negativamente o empreendimento e a forma de atuação. Mas vale ressaltar que as mudanças no ambiente externo sempre afetam de maneira homogênea (indiscriminada) todas as empresas que atuam numa mesma área geográfica e num mesmo mercado e, portanto, representam oportunidades ou ameaças iguais para todo mundo no mesmo mercado. Quando ocorre uma mudança na legislação, por exemplo, todas as empresas daquele mercado são afetadas.

3. CENÁRIO POLÍTICO ECONÔMICO

3.1. Cenário econômico

Com a estimativa de crescimento de 8% para o ano atual o setor calçadista vem sendo cada vez mais importante para economia brasileira. Nos últimos dez anos, apesar das dificuldades, o comércio brasileiro superou o Produto interno Bruto (PIB). Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o valor bruto cresceu em 4,5% ao ano enquanto o PIB avançou em média 3,6% entre 2002 e 2012. Fator esse que é atribuído ao crescimento do setor de calçados. É fato que o consumo interno de calçados e bolsas dobraram nos últimos 10 anos. Neste período os bons índices de crescimento somado ao aumento de consumidores que possuem acesso ao mercado são os motivos para debitar confiança neste segmento.

Se por um lado a estatística mostra o crescimento do segmento, é importante analisar alguns fatores presentes que são negativos. Uma das preocupações do mercado calçadista varejo é a inexistência de inovação, que de fato reflete em perda de competitividade, pois no varejo características como modernização do ambiente, automação e diferenciação de atendimento entre outras são fatores que diferenciam e incentivam o setor. A falta desses fatores soa de forma negativa para o mercado em si, mas é uma oportunidade para um novo entrante.

Outro ponto negativo desse setor vem do exterior, mais precisamente do Mercosul. Paraguai e Argentina são os principais motivos da dor de cabeça dos calçadistas brasileiros. O Paraguai exporta calçados já prontos do Brasil além de partes em volume superiores a sua capacidade de produção, mostrando que esses calçados tem origem de terceiros. A Argentina por sua vez é uma parceira comercial do Brasil e o segundo maior compradora de calçados brasileiros, entretanto em 2013 foi imposto um bloqueio na entrada de 750 mil pares de calçados, os quais foram barrados na alfandega por mais de 60 dias e só foi liberado, parcialmente, pela pressão imposta pelas indústrias e pelo MDIC. Outro país que também preocupa é China, apesar de restrições impostas como antidumping e a sobretaxa de 20% a China amplia a cada ano a venda de sapatos em partes no Brasil. Em 2013 as vendas da China cresceram em 33%.

3.2. Cenário político

O fator politico é algo externamente importante para um setor, principalmente a beira das eleições, este período é um período que propicia mudanças que podem ser negativas ou positivas, e que não são controladas, mas podem ser previstas e evitadas, para isso deve se analisar as propostas dos candidatos. Os três candidatos com reais chances de serem eleitos basearam suas propostas no controle da inflação destoando às estratégias.

Aécio Neves: O candidato do PMDB promete manter o controle da inflação como prioridade, mantendo-a em 4,5% a.a. dando autonomia ao banco Central. O candidato tucano também prometeu a geração de superávit para reduzir a divida liquida e bruta do Brasil. E por fim, mas não menos importante, Aécio promete criar uma espécie de ambiente de segurança jurídica de forma que consiga atrair investimentos para o país. Se por um lado a proposta de manter a inflação ajuda na questão do preço competitivo com o do mercado, por outro lado à busca por investimento pode atrair empresas concorrentes com pontos mais favoráveis do que a nossa.

Dilma Rousseff: Candidata do PT e atual presidente busca assim como Aécio o controle da inflação. Ela promete fortalecer a politica macroeconômica, aumentando o investimento ampliando o mercado domestico e expandindo os subsídios da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com