TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENDOMARKETING DA EMPRESA DOMINIK COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE METAIS E EQUIPAMENTOS LTDA

Por:   •  6/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.030 Palavras (29 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL

JULIANO LÚCIO

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENDOMARKETING DA EMPRESA DOMINIK COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE METAIS E

EQUIPAMENTOS LTDA

Trabalho apresentado para a conclusão do

Curso de Pós Graduação em Gestão Empresarial do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina.

Orientador: Prof. M.Sc. Antônio Bonanomi Neto

SÃO JOSÉ, 2017/2

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE ENDOMARKETING DA EMPRESA DOMINIK COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE METAIS E

EQUIPAMENTOS LTDA

Juliano Lúcio

Resumo: Este artigo tem como tema de estudo o endomarketing, seus aspectos históricos relevantes e principais conceitos. O objetivo é examinar as práticas de endomarketing da empresa Dominik Comércio e Indústria de Metais e Equipamentos Ltda., evidenciando aspectos fortes e fracos de acordo com os conceitos da Análise SWOT dos autores Kenneth Andrews e Roland Christensen. Para isso, foi necessário destacar as políticas de recursos humanos utilizadas na empresa, bem como a relação entre endomarketing e desenvolvimento aos pressupostos teóricos utilizados. A metodologia aplicada buscou a análise qualitativa dos dados. Utilizando-se de entrevistas feitas com alguns colaboradores de diferentes setores, além de observações participativas do pesquisador. Foi percebido após aplicação destes instrumentos que a empresa precisa fazer uma pesquisa de clima junto aos seus colaboradores para elaborar plano de ação de endomarketing estruturado, onde terá maior satisfação dos mesmos. Viu-se ainda que, que os recursos de comunicação interna são utilizados, porém é preciso de uma atualização, principalmente nos murais. A justificativa pela escolha do tema expressa a razão do relacionamento, motivação e da comunicação interna na empresa, no âmbito da conciliação da satisfação colaborador e crescimento empresarial, de acordo com os critérios e objetivos apontados pela empresa. Concluiu-se que, a implantação de um programa estruturado de endomarketing é de grande valia para empresa, para o alcance de seus objetivos traçados que tem relação direta com o desempenho profissional de seus colaboradores.

Palavras-chave: Marketing; Endomarketing; Comunicação.

  1. INTRODUÇÃO

Segundo publicação do site Valor Econômico, as vendas de produtos metalúrgicos no Brasil encontram-se fracas e em queda. Em Santa Catarina não é diferente, além das quedas nas vendas, muitas empresas estão fechando suas portas. Dessa forma percebe-se que as empresas deste ramo se encontram em um momento ruim, atuando em um mercado competitivo, o que exige adoção de estratégias para estarem à frente de seus concorrentes. Por meio da gestão estratégica das variáveis do marketing, os 4 “Ps”, (Produto, Preço, Praça e Promoção), entende-se que, se cria valor para o cliente final, gerando vantagem competitiva duradoura, conforme entendimento do Professor Jerome McCarthy (1978).

O marketing, de acordo com Kotler (1998), é uma ferramenta dirigida à busca constante pela satisfação dos consumidores. Assim, em um mercado cada dia mais competitivo e com consumidores mais exigentes, esta ferramenta vem se tornando  uma grande e poderosa arma para as empresas que sabem manuseá-la.

Para alcançar seus objetivos de forma consistente, além de fazer bom uso do composto de marketing, é vital que os gestores das empresas adotem também as ferramentas do Endomarketing, de modo a, valorizar e demonstrar interesse pelo bem estar de seus clientes internos. O termo Endomarketing foi registrado no Brasil em 1996, pelo consultor de empresas Saul Faingaus Bekin, como resultado da sua experiência no corpo a corpo de sua atividade profissional, na época, na média gerência de uma empresa multinacional. Para Bekin, o endomarketing tem como objetivo realizar e facilitar trocas, construindo lealdade no relacionamento de pessoas, compartilhando seus objetivos, cativando e cultivando certa harmonia para fortalecer as relações interpessoais e, principalmente, a comunicação interna. O endomarketing é o marketing voltado para dentro da empresa (BEKIN, 2012, p. 22; BRUN, 2010, p. 21)

A Dominik é uma empresa fundada há sessenta e cinco anos, localizada no município de São José, estado de Santa Catarina. Conta com cento e vinte e dois funcionários. A empresa é uma revenda especializada no ramo metalúrgico, que buscar atender serralherias, tornearias, construtoras, órgãos públicos e clientes “hobbys”. Atualmente a empresa investe em pequenas ações de endomarketing, que buscam a valorização e retenção de seus colaboradores. Conta com um comitê informal de endomarketing formado por colaboradores dos setores de Recursos Humanos, Marketing e Suprimentos, que buscam a geração de ideias e a implantação das mesmas, contanto com suporte gráfico de agência de publicidade.

Constatou-se que a empresa não dispõe de registros que permitam analisar os resultados alcançados em decorrência das ações de Endomarketing, formula-se portanto a seguinte pergunta: quais vantagens de se aplicar o endomarketing estruturado dentro da empresa Dominik Comércio e Industria de Metais e Equipamentos Ltda?

A adoção de um programa de endomarketing na empresa pode revelar-se vantajosa, visto que, esta estratégia busca envolver o funcionário com a missão e a visão da organização, tornando-o, funcionário motivado e rentável para organização. O capital humano capacitado tende a agir, criar, inovar primeiro e melhor, onde advém vantagens para empresam que podem sustentá-las em tempos de competitividade feroz.

O objetivo deste trabalho é examinar as práticas de endomarketing da empresa Dominik, evidenciando aspectos fortes e fracos de acordo com os conceitos da  Análise SWOT dos autores Kenneth Andrews e Roland Christensen. O trabalho é de grande valia para a organização, pois será possível obter informações sobre as práticas atuais desenvolvidas. Dessa forma a empresa obterá dados precisos para investir e desenvolver práticas que apresentem resultados satisfatórios na retenção e desenvolvimento de seus colaboradores.

  1. DESENVOLVIMENTO

Este capítulo apresenta a pesquisa bibliográfica, que trata dos seguintes conteúdos: marketing e endomarketing, bem como ações para implantar e avaliar os mesmos.

  1. DEFINICAÇÃO DE MARKETING

O marketing é definido como uma estratégia que proporciona identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Os princípios do marketing estão relacionados ao processo de troca, que é feito quando se busca a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes, através da compra de produtos ou serviços, onde desta forma é estabelecido um processo de troca. Sua função é detectar essas necessidades e desejos no mercado, e com essas informações, buscar estratégias para atender e conquistar clientes. (HONORATO, 2004; COBRA, 2009; LAS CASAS, 2009; KOTLER KELLER, 2013; GARCIA, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)   pdf (235.8 Kb)   docx (94 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com