TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise global dos resultados da empresa "Industrial meta soluções em móveis planejados LTDA"

Pesquisas Acadêmicas: A análise global dos resultados da empresa "Industrial meta soluções em móveis planejados LTDA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, definir e reestruturar uma empresa em seus vários detalhes é tarefa que exige dedicação e total compromisso com a coleta de dados a serem extraídos. Assim, é importante questionar o quanto o desafiador cenário globalizado causa impacto direto e indireto na reavaliação das diretrizes de desenvolvimento para o futuro, onde buscar melhorias envolve um processo de reformulação e modernização de todos os recursos funcionais envolvidos.

O trabalho a ser apresentado é uma análise geral de resultados da empresa “INDUSTRIAL META SOLUÇÕES EM MÓVEIS PLANEJADOS LTDA”. A empresa iniciou suas atividades em 01 de agosto de 2013. Possui dentro da sua atividade operacional dois departamentos de produção: Corte e Montagem. As outras atividades ligadas a produção concentram nos departamentos de Almoxarifado e Manutenção.

 Os diretores da empresa “META” necessitam de informações financeiras e orçamentárias para uma análise inicial de suas atividades, bem como orientação para progredir o negócio.

Com isso, houve a necessidade de construção de Fluxo de Caixa e outros cálculos a ser demonstrados para evidenciar a situação do negócio. Todas as questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, considerando a reestruturação das condições financeiras e administrativas exigidas.

desenvolvimento

Em análise aos levantamentos financeiros obtidos através de verificação de gastos, podem-se realizar as seguintes atividades para a busca das informações necessárias para a empresa “INDUSTRIAL META SOLUÇÕES EM MÓVEIS PLANEJADOS LTDA”. A partir de cada sugestão apresentada, tal análise será estabelecida mais claramente.

Fluxo de Caixa

FIGURA 1

RELATÓRIO DE CONSULTORIA

É importante ressaltar a importância que possui a Demonstração de Fluxo de Caixa, a mesma propicia ao gerente financeiro a elaboração de melhor planejamento, pois numa economia tipicamente inflacionária não é aconselhável excesso de caixa, mas o estritamente necessário para fazer face aos seus compromissos.

A Demonstração do Fluxo de Caixa é um instrumento que possibilita mostrar de forma direta ou indireta as mudanças ocorridas no caixa da empresa, demonstrando as entradas e saídas de dinheiro, ou seja, os reflexos no caixa da empresa. Desde o momento que sai da Demonstração de Resultados até o Balanço Patrimonial.

Para Santos (2005, p. 17), a DFC é um demonstrativo financeiro que demonstra a variação líquida do saldo contábil do caixa e equivalentes ao caixa num período reportado, detalhando os recebimentos e pagamentos que causaram essa variação.

Quando se fala em custo de oportunidade, pode-se dizer que ele é representado pelo valor de das oportunidades sacrificadas (não escolhidas).

Diferente dos custos contábeis que são escriturados na contabilidade de uma empresa, o custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa,porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais.

O Custo Alternativo é outro sinônimo para o Custo de Oportunidade, por indicar o custo resultante da não-utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou numa linguagem mais coloquial o custo da alternativa deixada de lado.

Os orçamentos empresariais fazem parte do processo de bom desenvolvimento da empresa. Podemos defini-lo como uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, em especial as indústrias. Ele tem seu início nos objetivos que a organização almeja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e das limitações deste tipo de empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no meio ambiente, trazendo um retorno satisfatório para os recursos empregados pela empresa. 

O que se chama de orçamento empresarial é um sistema que engloba uma série de sub-orçamentos (Femenick, 2000, p. 116), que formam uma verdadeira rede de projeção e controle da empresa. Esses subsistemas podem ser podem ser por setores ou função, como no exemplo a seguir:

Orçamento de vendas.

Orçamento de produção e serviço (que, por sua vez, pode ser subdividido em orçamentos de matéria-prima, de mão-de-obra direta e de despesas indiretas de fabricação).

Orçamento dos custos dos produtos vendidos (comerciais e industriais).

Orçamento de custos indiretos.

Orçamento de despesas com vendas.

Orçamento de despesas administrativas.

Orçamento de investimentos.

Orçamento de caixa.

Orçamento do resultado.

Orçamento de origem e aplicação dos recursos.

Orçamento/Balanço projetado.

Todos esses sub-orçamentos são consubstanciados em dois outros, que se destacam como uma das principais ferramentas da administração geral da empresa: o Orçamento Econômico e o Orçamento Financeiro.

Todas essas informações são extremamente necessárias para que a empresa “INDUSTRIAL META SOLUÇÕES EM MÓVEIS PLANEJADOS LTDA” entenda o funcionamento adequado do negócio. Outros termos diferenciados também influenciam no entendimento do assunto, como por exemplo, o Payback Descontado.

O Payback Descontado demonstra o tempo que leva para se ter o retorno do investimento, ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, levando em consideração o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA. O Payback Descontado tem exatamente a mesma definição do Payback Nominal, porem o cálculo do é mais preciso por levar em consideração o valor do dinheiro no tempo.

A empresa “META”, também precisa esta interada sobre as informações ligadas ao sistema tributário, impostos e taxas.

Segundo Musgrave (1976), entende-se Sistema Tributário como sendo o complexo orgânico formado pelos tributos instituídos em um país ou região autônoma e os princípios e normas que os regem. Por consequência, podemos concluir que o Sistema Tributário Brasileiro é composto dos tributos instituídos no Brasil, dos princípios e normas que regulam tais tributos.

O IMPOSTO é o tributo que tem como fato gerador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com