TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE FRANQUIA

Artigos Científicos: ANÁLISE DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE FRANQUIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  7.076 Palavras (29 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 29

LISTA DE FIGURAS

PÁG

Figura 3.1 - Gráfico - Crescimento franquias x crescimento PIB........................... 20

Figura 3.2 - Gráfico - Evolução do Número de Redes de Franquias de 2001 á 2009 21

Figura 3.3 - Gráfico - Evolução do Número de Unidades......................................... 21

Figura 3.4 - Gráfico - Geração de Empregos.............................................................. 22

Figura 3.5 - Gráfico - Faturamento no setor de Franchising.................................... 22

LISTA DE TABELAS

PÁG.

Tabela 2.1 – Comparação dos domínios empreendedores e administrativo....... 10

Tabela 3.1 - Pesquisa de mercado em Concessionárias de veículos em 2008..... 19

Tabela 3.2 – Pesquisa de Franquias em 2008........................................................ 24

Tabela 3.3 –Dados IBGE, frota veicular em 2008............................................... 25

Tabela 3.4 –Levantamento de Preços x Concorrentes........................................ 25

Tabela 3.5 - Potencial da Região............................................................................ 26

Tabela 3.6 - Potencial mensal da Região............................................................... 27

Tabela 4.1 - Faturamento x Lucro......................................................................... 32

1 - INTRODUÇÃO

A franquia é vista como uma idéia, um negócio que deu certo e por isso pode ser comercializada com parecer da ABF (Associação brasileira de Franchising), como opção para empreendedores que buscam um mercado para investimento seguro ou como meio para trabalho.

O ramo de vistorias veiculares é um ramo lucrativo, porém de muita responsabilidade, onde a estrutura da empresa tem que estar muito consolidada, para que não haja erro nos serviços prestados como:

A Perícia Cautelar, oferecida para os clientes e lojistas, visa detectar qualquer irregularidade nas partes dos agregados (chassi, motor, cambio, vidros etc.) e estruturais do veículo, utilizando-se de pesquisas e consultas para a conclusão do serviço e emissão do laudo, garantindo a autenticidade do mesmo no ato da negociação do veículo.

O Laudo de Transferência – é um laudo oferecido e elaborado conforme resolução 282 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) - com a finalidade de detectar qualquer irregularidade no agregado chassi e motor, emite um parecer para realização da transferência veicular junto ao DETRAN (Departamento de Trânsito).

Com isto foi identificada a intenção da aquisição de uma franquia neste ramo devido ao suporte técnico oferecido pela franqueadora, pois nos serviços prestados a margem de erro é zero e a empresa fornecerá ao cliente um laudo garantindo a originalidade do veículo em negociação.

1.1 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O sonho e o desejo de ter um empreendimento e de se tornar um empreendedor, hoje em dia atraem jovens, especialmente os que têm a oportunidade de cursar uma faculdade.

Porém, em meio a todos estes sonhos, surgem alguns obstáculos que muitas das vezes não permitem que estes sonhos cheguem a se concretizar, devido principalmente ao “medo de não dar certo”, aos riscos e o capital inicial a ser investido.

Inicialmente, a idéia empreendedora causa um estímulo de empolgação, o qual deve ser muito bem dosado para não cometer erros cruciais para o desenvolvimento de um futuro negócio.

Neste período, a idéia inicial tem uma figura na qual vai tomando novos formatos, e com o amadurecer dos pensamentos, mostram ao empreendedor iniciante, que dá mesma forma que tudo pode dar certo, por outro lado também pode dar errado.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil existem 4,6 milhões de empresas, sendo que, desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). Os pequenos negócios (formais e informais) também respondem por mais de dois terços das ocupações do setor privado

No entanto, apesar da magnitude desse segmento, 31% desses estabelecimentos fecham as suas portas antes de completarem um ano de vida e 60% antes de atingirem cinco anos de existência. Assim, o real potencial sócio-econômico das MPE é minimizado pela baixa longevidade que esses empreendimentos têm no Brasil.

Uma melhor preparação técnica dos gestores pode contribuir para a sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos, trazendo benefícios econômicos e sociais ao Brasil

O número de unidades de franquias vem aumentando a cada ano no Brasil, sendo essas franquias MPEs em destaque, dentre outras do mesmo ramo. Com isso reduz a estatística de MPEs que vêm a fechar antes de completarem um ano de existência no mercado, devido ao despreparo da equipe e seus gestores.

Com este contexto, a pergunta que se faz é:

A abertura de um negócio do tipo Vistoria Veicular é viável por meio da contratação de uma franquia?

1.2 – OBJETIVO GERAL

O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a viabilidade da contratação de uma unidade de franquia como meio seguro para obter um próprio negócio.

1.3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Este estudo tem como objetivos específicos:

• Identificar a região escolhida

• Verificar a concorrência

• Fazer o levantamento do número de transferências veiculares efetuados no mês junto ao CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito).

• Identificar o local estratégico para a instalação da empresa

1.4 – JUSTIFICATIVA

A intenção de ter o próprio negócio vem de uma satisfação pessoal de dirigir a própria empresa, aplicando valores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com