TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquia e Licenciamento Unidade 4

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1

A circular de oferta de franquias – COF é fundamental para o bom andamento comercial das empresas. Fornece informações sobre o negócio, o passado do negócio, ou seja, um breve relato histórico, o formato de constituição societária, os dados cadastrais da empresa. por exemplo, nome fantasia, endereço e razão social do franqueador. Contudo, há outros subsídios de conhecimento, igualmente importantes, que fazem parte da lista do COF. Assinale a alternativa correta, que compreende essas afirmações complementares:

I - Valor aproximado do investimento de aquisição e estrutura, todas as taxas (com cálculos detalhados) com inerentes ao negócio.

II - Indicação de estoque médio, forma de pagamento e a clareza da obrigação do franqueado de adquirir bens, serviços ou insumos exclusivamente de fornecedores indicados e aprovados pelo franqueador.

III - Dados e instrumentos financeiros, como: Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.

IV - Demonstração de pendências judiciais por parte do franqueador.V - Na COF o franqueado também pode conhecer a posição do registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) da marca e patente da franquia.

a. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.

b. Estão corretas as afirmações I, II e III.

c. Estão corretas as afirmações II e IV.

d. As afirmações I, II, III, IV e V estão corretas.

e. Estão corretas as afirmações IV e V.

Resposta Correta As afirmações I, II, III, IV e V estão corretas.

Feedback da resposta: A lista de subsídios da COF é extensa e vai além das alternativas apresentadas. Contudo, dentre as afirmações apresentadas, as afirmações I, II, III, IV e V estão corretas e são igualmente importantes.

Pergunta 2

A Lei de Franquia foi um divisor de águas na regulação do franchising no Brasil. Com a lavratura da Lei 8955/1994 uma gama de oportunidades surgiu para o ________________ que sonhava(m) em competir no mercado, obtendo chance de estabelecer parceria comercial com amplos grupos empresariais, e ofertar produtos e serviços com anuência no mercado.

Assinale a alternativa correta que completa o espaço destacado no texto

a. Pequeno e médio empreendedor

b. Micro e pequeno empreendedor

c. Pequeno investidor

d. Micro empresário

e. Pequeno e Médio Produtor

Correta a.Pequeno e médio empreendedor

Feedback da resposta:

A alternativa correta de acordo com o texto e cenário do momento é “Pequeno e médio empreendedor”.

Pergunta 3

A Lei de Franquia é também conhecida como __________________________________, que surgiu com o intuito de proteger o pequeno empreendedor e evitar que grupos econômicos os explorem, sem a devida cautela nas relações empresariais.

Assinale a alternativa correta que completa o espaço destacado no texto:

a. Magalhães Teixeira

b. José Sarney

c. Paulo Bernardo

d. Ulisses Teixeira

e. José Magalhães

Resposta Corretaa. Magalhães Teixeira

Feedback da resposta:

A alternativa correta de acordo com o texto é "Magalhães Teixeira" dá o nome a Lei.

Pergunta 4

Assinale a alternativa correta acerca do termo: “franquia empresarial”.

a. A franquia possibilita o retorno a médio ou longo prazo, contudo, a compra de uma franquia geralmente exige um investimento inicial alto, pois é preciso prever custos com local de instalação, equipamentos e pessoal.

b. Apenas as alternativas (a, b, c) são corretas.

c. Franquia, franchising ou franchise é uma estratégia utilizada em Vendas que tem, como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador (o detentor da marca) cede, ao franqueado (o autorizado a explorar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

d. O franqueado, por sua vez, investe mas não atua de uma forma geral na franquia e paga parte do faturamento ao franqueador sob a forma de royalties. Eventualmente, o franqueador também cede ao franqueado o direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistemas desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem ficar caracterizado vínculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com