TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Artigos Científicos: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

3ª Série

Intermodais

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORA:

Karin Cristina Siqueira Ramos

Faculdade de Tecnologia Jaraguaense – FATEJ / FATEJA

CST em Logística – 3ª Série - Intermodais

2 Karin Cristina Siqueira Ramos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 O Tecnólogo em Logística é o profissional especializado em armazenagem, distribuição e transporte.

 Atuando na área logística de uma empresa, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos.

 Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

DESAFIO

A equipe deverá elaborar um texto autoral, através da analise da infra-estrutura logística do Brasil, descrevendo a situação atual e os principais gargalos existentes nos diversos modais de transporte.

Esse desafio é importante para que você reconheça a infra-estrutura logística como fator imprescindível para tornar o país competitivo nos mercados mundiais.

ETAPA № 1

 Aula-tema: Conceitos básicos de transporte

Esta atividade é importante para que você tenha uma visão da evolução do transporte no Brasil e no mundo. Infelizmente até hoje as empresas brasileiras ainda não visualizaram todo o potencial da logística, pois têm visão imediatista, baseada em custos e não em oportunidades. Apesar de virem trabalhando para tornar seus produtos competitivos internacionalmente, com qualidade e preço atrativos, ainda não conseguiram competir em igualdade, devido aos altos custos logísticos. É sabido que um dos grandes fatores determinantes para a competitividade é a infra-estrutura logística, mais especificamente a questão dos transportes.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, que pode ter no mínimo 5 e no máximo 5 integrantes. Entregue ao seu professor os nomes e RA dos alunos desse grupo.

Passo 2 - Acesse “Museu Transporte” disponível em http://www.cnt.org.br, acessado em 09 de novembro de 2009. Navegue livremente, selecionando as áreas de interesse, nos menus.

CST em Logística – 3ª Série - Intermodais

3 Karin Cristina Siqueira Ramos

Passo 3 - Produza, junto com seus colegas de grupo, um texto que resuma as principais informações obtidas na pesquisa realizada. O texto deve ter no máximo duas páginas, Fonte Arial 12 e espaçamento simples. O importante não é transcrever o que foi pesquisado, mas relatar com suas palavras o que o grupo pode perceber de evolução nos transportes. Entregue ao seu professor.

ETAPA № 2

 Aula-tema: Transporte rodoviário

Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que você compreenda a matriz de transportes brasileira.

Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 - Acesse o Boletim Estatístico mais recentemente publicado disponível em <www.cnt.org.br>. Acesso em: 06 de dez. 2010. Selecione o mesmo no menu “Estudos” e Analise as tabelas apresentadas.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com