TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM Financeira E Orçamentaria

Trabalho Escolar: ATPS ADM Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  4.645 Palavras (19 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 19

ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA 2

INTRODUÇÃO 4

O Valor do Dinheiro no Tempo 5

Dinheiro x Tempo 7

Métodos de Avaliação 10

Avaliação de Títulos 10

Métodos de Orçamento de capital: Com Risco 14

Métodos de Orçamento de capital: Com Risco 14

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

A administração financeira é um conjunto de ações e processos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras de uma empresa.

O vasto conhecimento sobre as funções, o papel, os objetivos, as áreas de decisões na administração financeira é de fundamental importância na gestão das empresas.

É preciso conhecer o universo das finanças, para isso é preciso aprofundar o conhecimento através da pesquisa, para melhor entendimento sobre o assunto, para que o administrador financeiro faça as melhores decisões nas empresas.

Nesta ATPS abordaremos o planejamento da Administração financeira, a interferência do tempo sobre a moeda. Abordaremos o assunto o valor do dinheiro no tempo e também o assunto risco e retorno, apresentando a relação entre risco e retorno, mesuraremos o risco e o retorno.

A administração financeira é uma área muito desafiadora e compensadora,

uma boa administração melhora os resultados alcançados por uma empresa e aumenta o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido gerado pelas atividades operacionais. No entanto, é comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira, comprometendo bom desenvolvimento da empresa e muitas vezes podendo ate extinguir-la.

Uma boa e adequada administração financeira permite que se visualize a real situação da empresa. Registros adequados permitem análises e são fundamentais para um planejamento eficiente, com isso e possível aperfeiçoar os resultados.

Na maioria das empresas, as atividades são iniciadas com pequena escala, conforme os negócios vão desenvolvendo, a administração financeira não acompanha o crescimento na proporção necessária porque os gestores não têm conhecimentos necessários nesta área de gestão e se envolvem diretamente com a produção, sem se preocupar com bom planejamento financeiro, que é um processo por meio do qual se calcula quanto de financiamento é necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia e se decide quando e como a necessidade de fundos será financiada. Sem um procedimento confiável para estimar as necessidades de financiamento, uma companhia pode acabar não tendo fundos suficientes para pagar seus compromissos, como juros sobre empréstimos, duplicadas a pagar, despesas de aluguel e despesas de serviços públicos.

O Valor do Dinheiro no Tempo

O tempo é um fator diretamente proporcional ao valor do dinheiro. Assim, podemos afirmar que quanto maior o período, maiores serão as influencias dos agentes externos, ou ainda, as influencias do macro-ambiente em relação ao poder de compra da moeda específica. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão relacionados ao tempo.

Decisões financeiras, nas famílias e nas empresas, têm todos que avaliarem se investir o dinheiro hoje é justificado pelos benefícios esperados no futuro.

O valor do dinheiro no tempo se refere ao fato que dinheiro na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do por que isto é real. Primeiro dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido à inflação. Por fim, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta.

O valor do dinheiro no tempo envolve as finanças da empresa, como também as analises de investimentos, de finanças públicas e pessoais. Esse valor do dinheiro no tempo poderá ser um risco, que poderá perder um investimento ou parte, que será o retorno. Quanto maior melhor para o valor futuro. Cada administrador tem que ter conhecimento das suas entradas e saídas, seus valores presentes e futuros, seu fluxo de caixa.

O risco é uma incerteza a toda e qualquer atividade, principalmente nas áreas que tratam diretamente com o patrimônio das empresas. Tudo o que é feito hoje, visando a um resultado no futuro, está sujeito a algum grau de risco. Geralmente, o risco está associado a algum fator negativo que possa impedir ou dificultar a realização do que foi planejado. Retorno é o que se espera de receitas futuras.

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros:

Entre duas rendas futuras, aquela que tiver a data de resgate posterior, deve ter a maio taxa de desconto;

Quanto menor for o risco percebido, menor deverá ser a taxa de desconto;

Se as taxas de juros gerais do mercado subirem, a taxa de desconto deverá subir também.

Renda futura

Daqui 3 anos ($) Taxa de desconto (%) FVP de $ 1 em 3 anos VP da renda futura ($)

1.000 18 (risco alto) 0,609 609

1.000 12 (risco médio) 0,712 712

1.000 6 (risco baixo) 0,840 840

Analisando a tabela, nota-se que quando o risco se reduz o valor presente das rendas futuras aumenta.

Para medir o risco de um projeto calcula-se a “volatilidade” dos seus retornos esperados.

Analisando os fatos temos: investimento de retorno de $1.000,00 e $1.500,00

Para taxa anual temos:

A - Poupança: 6%

B - Dólar: 12%

Calculando:

VPa = 1.000 + 1.500

-------- --------=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com