TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração

Casos: ATPS Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  4.834 Palavras (20 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução 04

Etapa 1 05

Sistema de Acumulação de Custos 05

Sistemas de Custeio 06

Modalidade de Custeio 06

Os Tipos de Custos Empresariais 07

Etapa 2 08

Tipos de Negócios e Métodos de Tributação 08

Regime Tributário 09

Tabelas 10

O Valor do Dinheiro no Tempo 15

Etapa 3 16

Orçamento de Capital 16

Tipos de Gasto de Capital 17

Métodos de Orçamento de Capital sem Risco 18

Conclusão 21

Referências Bibliográficas 22

Introdução

Uma empresa pode ter qualidade no produto, uma rentabilidade ótima e ter um reconhecimento no mercado e mesmo assim vir à falência, por tomadas de decisões erradas da administração financeira, assim, portanto a Administração Financeira tem como objetivo de maximizar a rentabilidade possível sobre o investimento realizado pelos sócios ou acionistas, controlar de forma eficaz o planejamento, a analise de investimentos, a analise de financiamento e visando sempre o desenvolvimento continuo da organização, evitando gastos desnecessários, desperdícios outros etc.

O administrador financeiro deve entender de contabilidade, ter conhecimento em economia, e interagir com outros departamentos, pois o seu papel tem suma importância na organização, é ele que irá orientar a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, fazer previsões uteis para tomada de decisões, maximização dos investimentos, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, observando os melhores caminhos para a condução financeira dos negócios, proporcionando o crescimento, o desenvolvimento e a estabilização.

Etapa 1.

Sistema de Acumulação de Custos

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido. Ele representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos. Entretanto, mais empregados são:

• Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção: Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda. Uma vez que os produtos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produto.

• Sistemas de Acumulação de Custos na Produção em Serie (ou Continua): Quando a entidade fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa. Determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período.

Sistemas de Custeio

Uma vez definido o sistema de acumulação de custos a ser utilizado pela empresa, passa-se à escolha do sistema de custeio a ser adotado. Essa escolha já não depende do sistema produtivo da empresa e sim, principalmente, do tipo de informação e de controle que a gerência pretende obter a partir do sistema de custeio a ser implantado. Assim, são dois os sistemas de custeio:

• Sistema de custeio baseado em dados reais, atuais ou históricos.

• Sistema de custeio baseado em dados estimados ou predeterminados.

O sistema de custeio baseado em custos históricos ou atuais pode ser definido como um sistema no qual os custos são registrados tais como ocorrem. Em consequência disso, nesse sistema, os custos só são determinados após o término da fabricação do produto ou da prestação do serviço da empresa, o produto é debitado pelo custo atual do material usado, da mão de obra aplicada e por uma estimativa dos gastos gerais de fabricação.

Obviamente, o sistema baseado em custos históricos pode ser usado tanto em um ambiente de acumulação de custos por ordem de produção como em um ambiente de acumulação de custos por processo de fabricação em série.

Custos predeterminados são custos estabelecidos com antecedência sobre as operações de produção. Assim, em um sistema de custeio baseado em custos predeterminados, tanto o material como a mão de obra e os gastos gerais de fabricação são contabilizados com base em preços, usos e volumes previstos. Os custos predeterminados são usados quando a gerência está interessada, primeiramente, em conhecer quais devem ser os seus custos, para depois compará-los com os custos reais.

Modalidade de Custeio

Os Sistemas de Acumulação de Custos podem trabalhar com um dos três critérios de custeio:

• O critério de custo por absorção:

• O critério do custo direto (ou variável)

• O critério do custo ABC (Custeamento Baseado em Atividade).

O critério do custo por absorção é aquele que inclui todos os custos indiretos de fabricação de certo período nos custos de suas diferentes atividades industriais. A finalidade principal do critério é ter o custo total de cada objeto de custeio. Esse custo total se destina, entre outros fins, a compor informação significativa no auxilio a decisão de estabelecer os preços de venda dos produtos ou dos serviços. Para fins fiscais (Imposto de Renda), é obrigatória a utilização do custeio por absorção.

O critério do custo direto (ou variável) é aquele que só inclui no custo das operações, dos produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com