TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Administração Financeira

Trabalho Universitário: ATPS - Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  3.183 Palavras (13 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE (SC) - UNIDADE 1

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EUNICE LOPES PADILHA: RA – 5568151414

CAMILA CHICHERA DE CARVALHO: RA – 6318202661

JANIELY PADILHA GONÇALVES: RA – 6318203678

SUENE MARIA TAVARES OLIVERIRA – 8977215985

ATPS: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

PROFESSOAR EAD: IVONETE MELO DE CARVALHO

PROFESSOAR TUTOR EAD: JAISON SAPELLI

JOINVILLE

1° SEMESTRE 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

ETAPA 01 4

ETAPA 02 6

ETAPA 03 10

BIBLIOGRAFIA 11

INTRODUÇÃO

A administração financeira está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises.

O objetivo econômico das empresas para a Administração Financeira é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários.

Vamos abordar como é importante identificar os objetivos dos sistemas de acumulação de custos, os tipos de custos que a empresa pode empregar no gerenciamento, e saber separar os custos que compõem o produto, de acordo com sua natureza.

Para um mundo extremamente globalizado, muitas barreiras são superadas, como a distância e o tempo, contudo, surgem relações jurídicas e negociais mais complexas e amplas, sendo necessário aperfeiçoar procedimentos produtivos, a redução e contenção de gastos, investimentos em tecnologia, políticas direcionadas ao equilíbrio econômico-financeiro, ambiental e no ambiente de trabalho, visando, por fim, uma maior lucratividade. Diante disso, a método tributário vem atuando no território nacional, contando com uma equipe selecionada e especializada em assuntos jurídicos, econômicos, gerenciais, contábeis e, ainda, com apoio de correspondentes por todo o país.

ETAPA 01

Identificar os objetivos dos sistemas de acumulação de custos, os tipos de custos que a empresa pode empregar no gerenciamento, e saber separar os custos que compõem o produto, de acordo com sua natureza.

Passo 1 – Ler sobre sistemas de acumulação de custos e os tipos de custo empresariais.

O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. Isjdisji O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.

O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

Os principais sistemas de acumulação de custos podem ser classificados quanto:

a) ao processo produtivo;

b) ao modelo de gestão.

Entre as etapas para a elaboração de um sistema de custos, cabe ao administrador conhecer o processo de produção, ou seja, o denominado “chão de fábrica”, para que, com base nesse conhecimento, possa estudar o melhor método de custeio a ser aplicado. O esquema apresenta critérios de acumulação de custos, os quais podem ser por ordem, por processo, por atividade, provisionais ou por responsabilidade. Sjjhhh Qualquer que seja a filosofia utilizada, esta será da escolha do profissional da área contábil, que deverá, observando a atividade da organização, o modelo de gestão aplicado e a finalidade do sistema, eleger o critério que melhor resultado proporcionará.

Quando uma empresa trabalha por encomenda, denomina-se que esta utiliza a filosofia do custeio por ordem e, quando o processo industrial é realizado em série, sem intervalos (contínuo), o sistema é chamado de custeio por processo, que formão custo por produto. Observando os conceitos trabalhados, pode-se dizer que o sistema de custeio por ordem é, intrinsecamente, um sistema baseado no processo, pois, para que haja a produção, existe a necessidade de haver um processo de realização.

Existem inúmeros Sistemas de Acumulação de Custos, porém apenas alguns serão apresentados:

1. Quanto ao Processo Produtivo

1.1. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR PROCESSO (OU CONTÍNUO)

Quando a fábrica produz de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases de produção (processos) e, em seguida, dividir esses custos pela quantidade de produtos fabricados no processo, durante certo período - custear o processo fabril em determinado período. O sistema de custos por processo não se preocupa em contabilizar os custos de itens individuais ou grupos de itens. Em vez disso, todos os custos são acumulados por fase do processo, por operação ou por departamento (centros de custos) e alocados aos produtos embases sistemáticas.

Esses sistemas são usualmente utilizados em entidades que produzem grandes volumes de produtos uniformes em bases contínuas. Exemplo: produção de geladeiras, carros, mesas (padronizados – em linha).

1.2. SISTEMA DE ACUMULAÇÃO POR ORDEM DE SERVIÇO (ENCOMENDA)

O sistema de ordem de produção é mais adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com