TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE BASICA

Pesquisas Acadêmicas: ATPS CONTABILIDADE BASICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

3. Quem são os usuários da Contabilidade?

Os principais usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas. Podem ser divididos em: Usuários Internos e Usuários Externos.

Usuários Internos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, tais como:

* Gerentes ou Administradores: para a tomada de decisões;

* Funcionários: com interesse em pleitear melhorias;

* Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais.

Usuários Externos: são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como:

* Bancos: interessados nas demonstrações financeiras a fim de analisar a concessão de financiamentos e medir a capacidade de retorno do capital emprestado;

* Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado;

* Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico;

* Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro;

* Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.

O usuário interno principal da informação contábil na entidade moderna é a alta-administração, que pela proximidade à Contabilidade, pode solicitar a elaboração de relatórios específicos para auxiliar na gestão do negócio.

4. Por que a Contabilidade é importante para toda empresa?

Considera-se a importância da contabilidade em uma empresa para o acompanhamento do desenvolvimento empresarial seja para tomada de decisões administrativas, controle econômico e financeiro ou para conhecer as quantias que a empresa oferece para cumprir seus compromissos juntos ao seus clientes, fornecedores e principalmente ao fisco. Sua finalidade é, como já classificamos, fornecer informações sobre o patrimônio. Informações de ordem

econômica que facilita a tomada de decisões por parte administrativa ou de proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

Segundo Osnir Moura Ribeiro, mediante o conhecimento e aplicação de técnicas contáveis podemos ter um controle permanente e eficiente das gestões do patrimônio de uma empresa obtendo informações econômicas, financeiras ou de outra natureza, no momento que é preciso.

O Patrimônio

Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa é o conjunto de Bens, Direitos (valores á receber) e Obrigações (valores á Pagar) que uma empresa possui.

1. Bens

Bens, no sentido geral, são coisas capazes de satisfazer ás necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Do ponto de vista contábil, pode–se definir como Bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.

Podem ser classificados em:

a) Bens Materiais: têm existência física, são palpáveis, e dividem-se em:

Bens Móveis: o que pode ser removido do lugar. Ex: mesas, veículos, máquinas, dinheiro, etc.

Bens Imóveis: os que não podem ser deslocados do seu lugar natural. Ex: Casas, terrenos, etc.

Bens materiais: são aqueles que embora considerados Bens não possuam corpo, não tem matéria, são considerados gastos que a empresa faz, os quais, por sua natureza devem ser considerados parte do seu Patrimônio.Ex: Benfeitorias em imóvel de Terceiros.

2. Direitos

Entende-se por Direito ou Direito á receber, o poder de exigir alguma coisa, ou ainda, valores de propriedade da empresa em posse de terceiros. São exemplos de direitos: valores a receber, títulos a receber, contas a receber, aluguéis a receber, promissórias a receber, duplicatas a receber (ou clientes), aplicações financeiras, adiantamentos a empregados, adiantamentos a fornecedores, ações, etc.

3. Obrigações

Obrigações são dívidas com terceiros (fornecedores, empregados, Governo, bancos etc.). Em Contabilidade, são denominadas Obrigações a pagar ou exigíveis, isto é, compromissos que serão reclamados, exigidos na data do vencimento. É comum às empresas efetuarem compras á prazo, é decorrente da compra de mercadorias a prazo (o contrário de duplicatas a receber). Ao comprar à prazo, a empresa fica devendo ao fornecedor da mercadoria, sendo que essa dívida é conhecida como Fornecedores ou Duplicatas a Pagar. Outras obrigações exigíveis são: salários a pagar, impostos a recolher, financiamentos, promissórias a pagar, encargos sociais a pagar, aluguéis a pagar, contas de luz, água, gás, adiantamentos de clientes, etc.

4. Elementos Patrimoniais (Negativos e Positivos)

No sistema patrimonial da pessoa jurídica, os elementos patrimoniais Bens e Direitos são registrados com a nomenclatura de ATIVO (lado positivo), refletindo as aplicações de recursos que os administradores fizeram dos recursos recebidos. Os elementos patrimoniais classificados como Obrigações são registradas com a nomenclatura de PASSIVO (lado negativo), refletindo a origem dos recursos.

ATIVO PASSIVO

BENS OBRIGAÇÕES

Dinheiro Empréstimos

Veículos Aluguéis

Imóveis Salários á Pagar

Direitos Contas a Pagar

Encargos Sociais

Total Total

Patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com