TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE BASICA

Projeto de pesquisa: ATPS CONTABILIDADE BASICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNIDADE FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA

Curso de Gestão Pública 2º e 3º Série A

RELATÓRIO FINAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS.

*CONTABILIDADE BÁSICA*

Tutor á Distancia: Me. Hugo David Santana

São Bernardo do Campo

24/Abril/2014

SUMARIO

A Contabilidade 3

O Patrimônio 5

O Patrimônio / Obrigações 6

O Patrimônio / Elementos Patrimoniais 6

O Patrimônio / Patrimônio Liquido 6

Etapa 3 – Balanço Patrimonial 10

Etapa 4 – Demonstrativo de Resultados do Exercício – DRE 11

Etapa 4 – Balanço Patrimonial 12

Referencias Bibliográfica 13

1. A CONTABILIDADE

É um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação: conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários preferenciais ou externos são:

- acionistas;

- credores em geral e emprestadores de recursos;

- integrantes do mercado de capitais.

Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.

Informação de natureza econômica: deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio).

Informação de natureza financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza física: complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc).

Informação de natureza de produtividade: se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativos (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.

Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

Para tal, devem ser observados dois pontos:

1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.

2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.

Exemplo:

Uma empresa faz a venda de um ativo, assumindo o compromisso de efetuar sua recompra por um certo valor em determinada data. Obedecendo a essência ao invés da forma, deve-se registrar na contabilidade uma operação de financiamento (essência) e não de compra de venda (forma).

A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de:

a) deficiências na estrutura do modelo informativo;

b) limitações do próprio usuário;

c) baixa credibilidade por parte dos usuários;

d) linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).

2. O PATRIMÔNIO

O Patrimônio é o campo de atuação da Contabilidade, e representa o conjunto de Bens, Direitos (valores a receber) e Obrigações (valores a pagar) de propriedade de uma pessoa física ou jurídica.

BENS

Bens, no sentido geral, são todas as coisas úteis, capazes de satisfazer as necessidades das pessoas ou empresas. Podem ser classificados em:

a) Bens Tangíveis: têm existência física, são palpáveis, e classificam-se em:

Bens Numerários: dinheiro;

Bens de Venda: estoque de mercadorias, estoque de matérias-primas, estoque de produtos em fabricação, estoque de produtos acabados;

Bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com