TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ADMINISTRAÇAO

Artigo: ATPS DE ADMINISTRAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Significado da palavra Administração e suas variáveis ao decorrer da historia?

Administração é uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerencia”. É o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e objetivos.

No decorrer da historia a administração passou por varias transformações:

Ênfase nas tarefas: é o jogo de teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

Ênfase nas pessoas: é o foco das tarefas que consideram a administração uma ciência aplicada sobe as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações as demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

Quais foram as escolas da administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas:

Escola Clássica

Henry Ford –, Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Introduziu conceitos modernos de produção em série e de linhas de montagem, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos, tais conceitos são utilizados nos dias atuais, alguns deles sofreram uma revisão ao longo do tempo ou passaram por um aperfeiçoamento, o que nesse caso chamamos de pós fordinos.

Henri Fayol - Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.

Fayol relacionou 14 princípios de acordo com seus pensamentos. São estes: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e espírito de corpo.

Tais princípios defendiam a especialização dos funcionários a fim de aumentar a produtividade. Cada funcionário respondendo apenas por uma determinada atividade incrementaria a produção. Sob uma visão focada na gerência administrativa da empresa, Fayol, também rege a autoridade que os níveis hierárquicos da empresa devem ter em mãos, tendo a responsabilidade dos funcionários como garantia. Mas também deve haver critérios de quem receber as ordens. Cada grupo de funcionários deve receber ordens de somente um superior, mantendo assim a unidade. Na diretoria da empresa, os interesses da corporação devem prevalecer os interesses da corporação jamais os individuais.

Frederick Taylor - Considerado pelas suas ideias como o pai da Administração, liderou o movimento da administração científica, com ênfase no combate ao desperdício. Como tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas. Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridade e supervisão ao nível de linha.

Escola Burocrática

Max Weber – Teoria da Burocracia e a Teoria da ação Social - Para Max Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência, e para conseguir esta eficiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com