TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ESTATISTIA

Artigos Científicos: ATPS DE ESTATISTIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  3.147 Palavras (13 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução 01

Conceitos e aplicação de Estatística 02

Coleta de Dados Estatístico 05

Frequência Absoluta e Frequência Relativa. 08

Medidas de tendência Central e Medidas de Dispersão. 12

Conclusão 18

Referências Bibliográficas 19

INTRODUÇÃO

Nosso objetivo é mostrar a importância de se aplicar estatística nos dias de hoje, mostraremos os conceitos como e onde aplicamos estatística, bem como algumas formas de se apresentar, em principal na área empresarial, o trabalho esta dividido em quatro etapas, entre elas, iremos descrever sobre o conceito e aplicação da estatística, coleta de dados, apresentação estatística em forma de tabela e gráficos e cálculos de medidas. Como fontes, usamos a internet, entrevistas pessoais e livros PLT.

ETAPA 1 - Conceito e Aplicação de Estatística

Primeiramente vamos entender o que é estatística e sua origem.

A palavra estatística é de origem Latin, que significa uma coleção de informação de interesse. Hoje em dia estamos rodeados de informações, a quantidade é tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a estatística é útil.

Estatística é a ciência que coleta, organiza, convertem dados brutos em informações que ajudam na tomada de decisões. Desde a idade média já se registram número de habitantes, nascimentos, mortes, riquezas, cobrava-se impostos. Essa contagem hoje chamamos de Estatística.

A partir do século XVI começou a surgir as primeiras análises, como ex: batizados, funerais, casamentos. Daí a partir do século XVIII Godofredo Achenwall batizou a nova ciência com o nome de Estatística, tornando então mais completas, surgiram as tabelas, gráficos, cálculos de probabilidade. Tornou-se então o estudo de como chegar a conclusão sobre o todo a partir de amostras.

A partir dos artigos pesquisados podemos conhecer o CEP (Controle Estatístico de Processo).

O CEP foi aplicado em uma indústria de Fundição, no Estado de Santa Catarina, a qual o objetivo consisti nas melhorias úteis aos operadores, aos responsáveis pelo monitoramento, enfim toda a indústria.

Esta indústria de fundição produz blocos para veículos automotores, e fornece seus produtos a grande nomes da indústria automotiva. Com a aplicação do CEP, é possível perceber a qualidade do serviço por parte do cliente.

Para que seja avaliado o produto, ou seja, sua qualidade, é feito um teste de cada bloco, é recolhido uma amostra do corpo da prova que serão usinados, logo após são submetidos a ensaios de tração.

Este processo de coleta é feito sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido. O resultado dos testes de tração foram acessados através do núcleo de normalidade e Qualimetria (NNQ). Para ter uma visão geral do comportamento estatístico destes dados, foram realizados testes com o objetivo de verificar normalidade na distribuição de série ou se há necessidade de correção, desta forma é estudada a possibilidade da aplicação de conceitos específicos.

Com o resultado positivo pode-se aplicar gráficos de controle, como SHEWHART ou outros gráficos, tais como CUSUM e EWMA.

O gráfico SHEWHART é mais utilizados por ser simples, fácil na construção e melhor para interpretar resultados. A introdução do conceito de gráfico de controle foi dado por WALTER A. SHEWHART em 1924.

Toda análise feita busca identificar informações referente a estabilidade do processo. Foram construídos os gráficos alternativos aos de Shewhart, pois estes seriam mais indicados para amostras unitárias, da soma cumulativa (CUSUM) e o da média móvel (EWMA) que desempenha praticamente o mesmo papel do CUSUM.

Nestes casos é importante ressaltar que um gráfico de controle é nada mais do que uma sequência de hipóteses.

Este artigo nos mostrou que através da Estatística pode-se analisar a qualidade do produto. Conhecermos a importância do Controle Estatístico de uma indústria que ao final de todo processo, encontrou-se uma pequena porcentagem de produtos defeituosos. Recomenda-se que seja implantado um controle estatístico em todos processo industrial. Podendo levar uma redução de erros de processo.

Hoje dentro de uma empresa, o raciocínio estatístico é tão importante quanto a habilidade de comando, hoje em dia estatística é uma ferramenta importantíssima e não pode faltar no mundo empresarial, como citamos mais acima, pois é através dela que é verificado o que pode e o que não se pode fazer, ou seja apresenta os pontos positivos e pontos negativos que é onde devemos melhorar.

Na área de gestão Financeira a Estatística é tão indispensável quanto as outras áreas, pois além de dar apoio tem como finalidade orientar o profissional em suas decisões.

Vejamos alguns locais onde deve-se obter estatística no mercado financeiro, tais como Departamento de Seguros, auxiliando na previsão de ocorrência de sinistro, acidentes de carro, incêndio, etc. Nas análises de fluxo de caixa, no desenvolvimento de informações gerenciais, na análise de demonstrações contábeis, na avaliação e na seleção de investimentos, na definição, na análise e no acompanhamentos de carteiras de investimentos, enfim são imprescindíveis para Bancos, seguradoras, bolsa de valores entre outros mercados financeiros.

Com base em todos estes dados mostramos um pouco sobre a importância de Estatística no mundo empresarial, e o mais importante de tudo isso é a Estatística onde mostra a satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com