TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ESTAST

Pesquisas Acadêmicas: ATPS ESTAST. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  287 Visualizações

“ESTATÍSTICA é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.”

É a ciência que estuda as técnicas necessárias para coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar os dados, a fim de extrair informações a respeito de uma população.

POPULAÇÃO: Conjunto de todos os elementos (pessoas ou objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo segundo alguma característica.

AMOSTRA: é qualquer subconjunto não vazio de uma população. Seria uma parte de um todo que possa ser analisada, facilitando a coleta de dados já que a população geralmente apresenta uma quantidade muito grande de dados que dificulta a visualização e interpretação.

A estatística descritiva, então, trata-se de uma ferramenta usada para extrair informações resultadas de uma amostra de dados.

Primeiramente é interessante definir os atributos de interesse do estudo que serão verificados, esses atributos, no caso, são as variáveis.

Existem variáveis qualitativas, que se baseiam em qualidades e nada expressado numericamente. Subdividem-se em qualitativas ordinais (que podem ser colocadas em ordem) e nominais (que não podem e não há necessidade de serem hierarquizadas e ordenadas).

As variáveis quantitativas são as numericamente mensuráveis, com valores numéricos e de contagem. Subdividem-se em quantitativa discreta (dados finitos e enumeráveis como número de filhos, alunos de uma escola etc) ou quantitativa contínua (com valores que formam um intervalo ou união de números reais, como peso, altura, nível de açúcar no sangue etc.).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com