TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Econoimia

Monografias: ATPS Econoimia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  7.576 Palavras (31 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 31

APS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ECONOMIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ECONOMIA

Introdução

O surgimento da história do café no Brasil se iniciou de uma forma conturbada, devido a sua introdução ter sido através do contrabando do grão da Guiana Francesa. Seu grande introdutor foi Francisco de Melo Palheta (Militar). Diante de sua rápida adaptação ao solo e clima, o grão adquiriu grande importância no mercado, transformando-se em um dos principais itens de exportação, desde o Império até os dias atuais, contribuindo assim para a economia do país. Por quase um século, o café foi a grande riqueza brasileira, e as divisas geradas pela economia cafeeira aceleraram o desenvolvimento do Brasil e o inseriram nas relações internacionais de comércio.

A cultura do café ocupou vales e montanhas, possibilitando o surgimento de cidades e dinamização de importantes centros urbanos. O Brasil é o maior produtor mundial e o segundo maior consumidor de café. Desde sua chegada ao país, em 1727, o café foi o maior gerador de riquezas e o produto mais importante da história nacional. Hoje, o café continua sendo um importante gerador de divisas (US$ 2 bilhões anuais, ou 26 milhões de sacas exportadas ao ano), contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras, e respondendo por mais de um terço da produção mundial.

É visível que diariamente o grão do café está mais presente em nossas vidas, pela a grande variedade que o próprio dispõe no mercado, além de cada vez mais o nível de qualidade se torna mais necessário no mundo atual, assim fazendo com que haja não só um benefício para o consumidor, quanto para o produtor, diante do aumento da demanda.

Resumo

O objetivo principal desse estudo foi avaliar os vários fatores determinantes de uma área de trabalho ou um serviço, nas quais foram destacada a demanda, o mercado, a economia, os benefícios, o consumo e etc. Adicionalmente pretende-se também destacar, a exigência do consumido, o consumo, o lucro, e visões gerais no mercado cafeeiro e etc.

É visível que desde a introdução do café no Brasil, a sua importância no mercado financeiro se torna vital nos “degraus” da economia do país. De certa forma o mercado cafeeiro se tona variável, devido ás constantes mudanças no dólar, o aumento de juros, crises econômicas e além de outros obstáculos para a estabilidade do mercado.

Esse grão tão apreciado por milhares de pessoas se destaca cada vez mais no mercado consumidor, fazendo assim a criação de novos empregos, oportunidades de crescimento para pequenas e grandes empresas.

Etapa 1

Cultivo Crescente do Mercado Cafeeiro em Goiás

A produção da safra 2012 de café beneficiado no Brasil fechou em 50,83 milhões de sacas, resultado que representa um crescimento de 16,9%, se comparado com a safra anterior, que foi de 43,48 milhões de sacas de 60 kg.

Apesar de contar apenas com 0,5% da produção nacional de café, com 247,4 mil sacas previstas para este ano, Goiás é o Estado com a maior produtividade em todo o País, segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o estudo, Goiás deve alcançar este ano 39,15 sacas por hectare, bem acima do maior produtor nacional, Minas Gerais, que registrará 24,75 sacas por hectare – número bem próximo da média nacional, que será de 24,27 sacas por hectare.

No entanto, quando o índice é produção, o Estado goiano fica empatado com o Rio de Janeiro, mas bem atrás dos principais produtores – Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Mato Grosso. Os demais Estados juntos somam 0,3% da produção nacional, prevista este ano para 48,57 milhões de sacas de 60 quilos, contra 50,83 milhões registradas em 2012. Minas Gerais sozinho soma 51,8% de toda a produção, com 25,1 milhões de sacas, bem à frente do Espírito Santo (12,8 milhões de sacas) e São Paulo (4,3 milhões).

A colheita de café vai de abril a setembro, com exceção de São Paulo, que começa em maio, enquanto em Goiás a colheita estará concentrada de junho a agosto, nos municípios de Catalão, Cristalina e Campo Alegre de Goiás.

Essa pesquisa foi realizada 2 de novembro a 14 de dezembro de 2012, quando foram visitados os municípios dos principais Estados produtores (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo,Bahia, Paraná, Rondônia e Goiás), que correspondem a 98,6% da produção nacional.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deverá publicar, na próxima semana, o aviso do leilão de contratos de opções públicas de café, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (30-08-2013), por meio de sua assessoria de imprensa.

O governo já anunciou que o instrumento, que visa dar sustentação aos preços do café, envolverá 3 milhões de sacas. Mas o mercado aguarda os avisos para saber quando os leilões serão realizados. Normalmente, as operações da Conab são realizadas alguns dias após a publicação dos avisos. Ainda não havia informações sobre a data exata da realização dos leilões, segundo a assessoria de imprensa do ministério.

O preço de referência das opções será de 343 reais por saca, com o exercício em março de 2014. De posse do contrato de opção, o produtor poderá exercer o direito de vender o café ao governo se o produto no mercado físico estiver abaixo do valor de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com