TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Finanças E Orçamento

Artigo: ATPS Finanças E Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL - JARAGUÁ DO SUL/SC

CURSO: TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS

ATPS – FINANÇAS E ORÇAMENTO

JARAGUA DO SUL – SC

MAIO DE 2014

ATPS – FINANÇAS E ORÇAMENTO

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Finanças e Orçamento, no Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera Educacional, turma do 3º semestre, sob a orientação dos professores: Professor EAD – Leonardo Otsuka

Professor Tutor Presencial e a Distância – Carlos Alberto Schroeder

JARAGUA DO SUL – SC

MAIO DE 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

CAPITULO 1 – CONCEITOS BÁSICO DA CONTABILIDADE 2

CAPITULO 2 – FINALIDADE DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL 12

CAPITULO 3 – PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 16

CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 19

INTRODUÇÃO

Essa ATPS tem a finalidade de aprofundar o estudo e a prática da área de Finanças e Orçamento.

Iremos abordar as habilidades que o profissional da área de Finanças e orçamentos deve ter e quais as técnicas para poder colocá-las em prática.

Daremos ênfase ao Planejamento estratégico, falando dos seus conceitos e objetivos dentro da administração.

Elaboraremos uma planilha de um Orçamento de vendas da Abra Cadabra, empresa fictícia sugerida e um orçamento da previsão de vendas em moeda corrente, apurando a receita bruta e líquida dos impostos sobre as vendas.

CAPITULO 1 – CONCEITOS BÁSICO DA CONTABILIDADE

1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta, sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

1.2 PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

O desequilíbrio nas atividades de marketing e a falta de cooperação entre os profissionais nas empresas causam desperdícios de recursos. Um modelo de planejamento e gestão estratégica de marketing tem sido utilizado com sucesso em algumas empresas, no sentido de reduzir alguns problemas.

São muitos os exemplos de fracasso de empresas, quando se relacionam com o mercado. É comum a falta de pesquisa, erros de posicionamento, de politicas de preços, de comunicação, canais de distribuição, de produtos e até de volumes de produção, o que reflete a ausência de harmonia nas atividades de marketing.

Missão

A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. É o enunciado dos propósitos gerais que expressam intenções fundamentais da gestão global. Traduz-se numa filosofia básica de atuação, é o ponto de partida para a definição de objetivos e deve projetar a cultura da empresa. Deve ser formalmente expressa, servindo de guia e orientação para os colaboradores da empresa, no entanto, traduzindo-se numa declaração explícita ou num implícito entendimento, a sua função é dar continuidade de orientação e uniformidade de propósitos.

Visão

A visão é o estado futuro desejado e alinhado com as aspirações de uma organização, algo que a organização pode definir e redigir após responder à questão “para onde pretendemos ir?”. Normalmente a resposta a esta questão é formulada em função das análises internas e externas efetuadas e condicionada por essas análises. Saber responder a esta questão é fundamental para uma clara definição da missão e dos objetivos da organização. A visão compreende algo que ainda não se tem, um sonho, uma ilusão, que se acredita poder vir a ser real, uma utopia, sobre os negócios e sobre a empresa. A visão deve ser mobilizadora e motivadora.

Segundo Collins e Porras (1996), “é preciso encontrar os valores que sejam a essência do negócio e o conduzam até o futuro”. A dinâmica de preservar o básico estimulando em simultâneo o progresso tem contribuído para o sucesso de muitas grandes empresas. Essa capacidade de gerir a continuidade e a mudança exige disciplina consciente e está vinculada à capacidade de desenvolver uma visão (COLLINS, et al., 1996).

Valores

Os valores são o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar, a cultura e a prática da organização. Normalmente, os valores surgem agregados à missão, como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais. Os valores representam um conjunto de crenças essenciais ou princípios morais que informam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com