TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Matemática Aplicada

Trabalho Escolar: ATPS Matemática Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  4.996 Palavras (20 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 20

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP POLO VILA MARIANA

Bacharelado em Administração – Teoria da Contabilidade

Daniela Otoni, RA 7304557855

Kauanna Martins de Oliveira, RA 6749468688

Magdalena Paiva Campos, RA 7984714670

RELATÓRIO SOBRE ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA TEORIA DA CONTABILIDADE

Prof. EAD: Juliana Leite

Tutor (a) Presencial: Tatiane Lessa

São Paulo, 21 de Novembro de 2013.

SUMARIO

INTRODUÇÃO 3

CAPITULO I 4

OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4

SEMELHANÇAS EXISTENTES ENTRE A VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA 5

CAPITULO II 5

CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS 5

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 8

DEMONSTRATIVO DAS OPERAÇÕES / DESCRIÇÃO DAS CONTAS...........................11

CAPITULO III 11

DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS 11

Analise de Demonstração de resultado – Lojas Renner S.A 12

Analise de Demonstração de resultado – Weg S.A 13

Analise de Demonstração de resultado – Natura Cosméticos S.A 14

CAPITULO IV 14

IMPORTÂNCIA DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS NO CENÁRIO CORPORATIVO BRASILEIRO...........................................................................................................................17

Tipos jurídicos de empresas..............................................................................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................20

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................21

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do

próprio gestor do patrimônio. O propósito era conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.

Dessa forma, o gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.

No Brasil, a Contabilidade difere-se dos demais países pela diversidade, pois os sistemas e métodos contábeis são impares. Enquanto em alguns países como os Estados Unidos da América (EUA), a informação financeira é dirigida principalmente às necessidades dos investidores e dos credores. A utilidade da decisão aparece como critério para julgar sua qualidade. Por outro lado, em vários países Sul-Americanos, está designada primeiramente para assegurar que o montante apropriado do imposto de renda seja arrecadado pelo governo.

Sendo que o objetivo geral é interpretar e analisar os fenômenos da Contabilidade, de tal modo a permitir a sua adequada análise, avaliação, classificação e VIII Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica e IV Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba 1000 reconhecimento, de acordo com os princípios e convenções contábeis.

CAPITULO I

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade: Sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação: Conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Usuário: Pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.

Informação de natureza econômica: Deve ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio)

Informação de natureza financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc.

Informação de natureza física: Complemento aos valores monetários (quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa, etc).

Informação de natureza de produtividade: Se refere à utilização mista do conceito de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como: receita bruta per capita, depósitos por clientes, etc.

O objetivo principal da contabilidade é permitir a avaliação dos usuários sobre situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários não se justificando por si mesma. Antes deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere ás suas finalidades, mas quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto social quanto quantitativo.

Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionista, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.

SEMELHANÇAS EXISTENTES ENTRE A VIDA FINANCEIRA PARTICULAR E A DE UMA EMPRESA

Na vida financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com