TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pesquisa Operacional

Artigo: ATPS Pesquisa Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

O custo de cada jornada é calculado em função do tempo total que a tripulação não está dirigindo o veículo, dito tempo ocioso e o total de horas extras contidas na jornada.

A metodologia adotada se concentra na geração das jornadas de trabalho que compõem o modelo de particionamento. Nesse sentido, tira-se proveito das características particulares do PPT para reduzir o número de jornadas a serem consideradas no modelo. Por outro lado, tal redução deve contemplar os diversos tipos de jornadas para não comprometer a qualidade da solução obtida. A geração dos coeficientes do modelo é apresentada a seguir.

Para reduzir o número de jornadas e garantir uma duração mínima para cada jornada, as tarefas que se localizam no início e no final de cada veículo foram agrupadas em uma única tarefa, da seguinte forma:

A primeira tarefa de cada veículo é unida com as tarefas seguintes até atingir o tempo mínimo de trabalho;

A última tarefa de cada veículo é unida com as tarefas anteriores até atingir o tempo mínimo de trabalho.

Dessa forma parte das tarefas foi agrupada, diminuindo assim o número de combinações possíveis de serem feitas, pois quanto maior o número de tarefas maior será o número de combinações. Em seguida foram consideradas todas as possíveis combinações das tarefas gerando as jornadas de trabalho. Cada jornada é avaliada e apenas as jornadas viáveis, ou seja, aquelas que satisfazem as restrições trabalhistas são incluídas no modelo. As restrições trabalhistas contempladas neste trabalho são:

Folga corrida de 30 minutos, com início antes de a jornada completar 6 horas trabalhadas; Tempo máximo de trabalho igual há 9 horas e 10 minutos;

Tempo mínimo entre o final da jornada e seu início no dia seguinte de 11 horas; Jornada normal de trabalho com duração de 7 horas e 10 minutos. Nesse teste foram consideradas todas as linhas sob-responsabilidade da empresa. O problema referente a cada linha foi resolvido individualmente visando encontrar o seu ótimo global.

Assim, foi resolvido um problema de particionamento para cada linha da empresa. Essa estratégia de resolução do problema foi utilizada para reduzir o tamanho da matriz e consequentemente o tempo computacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com