TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pesquisa Operacional

Exames: ATPS Pesquisa Operacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 01

Passo 01

Leitura

Passo 02

Discutir com os Colegas

Passo 03

O que é PO: Pesquisa Operacional é uma abordagem científica para a solução de problemas no gerenciamento de sistemas complexos.Pois a maioria dos problemas nas empresas são de natureza tática e não estratégica

Em resumo, a P.O. é uma ferramenta prática que oferece subsídios para a atividade de gestão. Como ferramenta quantitativa, fornece parâmetros decisórios confiáveis, considera cenários e estabelece, por meio de modelos matemáticos, visualizações de possíveis soluções de problemas que apresentam variáveis, restrições, e função objetivo, analisadas por meio de cálculos estruturados em fases. Desta forma, a P.O. se constitui de um moderno instrumental para a tomada de decisões.

Fases de uma PO:

• Formular o problema (Diversos fatores influenciam na amplitude administrativa de uma organização, os quais podem ser divididos em quatro grupos: características do chefe, características dos subordinados, características organizacionais e natureza das tarefas a serem realizadas.)

• Construir um modelo matemático para representar o sistema (A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão. É através do modelo que se fazem representações da realidade. Na Teoria Matemática, o modelo é usado geralmente como simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Em síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade. Sua vantagem reside nisto; manipular simuladamente as complexas e difíceis situações reais por meio da simplificação da realidade.

• Calcular uma solução através do modelo No caso de modelos matemáticos, a solução é obtida pelo algoritmo mais adequado, em termos de rapidez de processamento e precisão da resposta. Isto exige do analista de Pesquisa Operacional um conhecimento profundo das principais técnicas. A solução obtida, neste caso, é dita “ótima”.Se modelos de simulação ou métodos heurísticos são utilizados, o conceito de “otimalidade” não é bem definido, e a solução obtida é uma avaliação aproximada das medidas do sistema ou do objetivo a ser atingido.

• Testar o modelo e a solução

É importante observar que este processo de validação não se aplica a sistemas inexistentes, ou seja, em projeto. Nesse caso, a validação é feita pela verificação da correspondência entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema.

• Estabelecer controlo sobre a solução

Colocar a solução em funcionamento (Implantação e acompanhamento)

Um fator que tem papel primordial é a experiência do pessoal envolvido no estudo. Não se deve esquecer que um modelo é apenas uma representação simplificada, não conseguindo por isso captar todas as características e nuanças da realidade. Assim, é com experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com