TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Técnicas De Negociação

Ensaios: ATPS Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

1. Conceitos de negociação

a) Negociação bem sucedida é quando as 2 partes saem com a sensação de ter feito um bom negócio, não que isso necessariamente tenha acontecido. O mais importante não é o resultado, é a sensação de ter feito um bom negócio, porque assim as partes voltam a negociar novamente. (Como negociar? Inácia Soares entrevista Marcio Miranda – Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=7OpHfi7IqWw> Acesso em 06/04/2014).

b) Nos negócios há sempre uma zona de acordo a ser atingida pela negociação, ou seja, existe um ponto comum onde a negociação acontece, por exemplo: em um processo de compra e venda, o vendedor cede um pouco, o comprador cede um pouco e a negociação acontece. (A arte da negociação por Daniel Godri Junior – Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Rw0hn27qxE8> Acesso em 06/04/2014).

c) A negociação é a habilidade de fazer com que as pessoas façam o que eu quiser e a habilidade das pessoas para que eu faça o que elas querem que eu faça. Esse é o novo conceito de negociação, que abrange todas as áreas da vida das pessoas. (Simoni Missel - Negociações 1 – Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=JmeErplHCJM> Acesso em 06/04/2014).

d) Negociação é um processo de comunicação utilizado para resolver um conflito ou uma divergência. (O que é Negociação? Mitos e realidades. – Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=XXuUdEjENzU> Acesso em 06/04/2014).

2) Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual?

Consideramos que negociar com pessoas mais próximas seja mais difícil, porque o fato de existir uma intimidade proporciona às partes negociantes a sinceridade, e

quando há sinceridade, é mais difícil chegar a um ponto comum entre elas. Também acreditamos que a intimidade prejudica em uma negociação, porque quando há intimidade, muitas pessoas querem ter um benefício na negociação que não seria comum em uma negociação com outra pessoa, por exemplo, se fosse vender meu computador para o meu irmão, ele iria querer pagar um valor menor ao que seria cobrado para outros. Em uma negociação em que não existe intimidade entre os negociantes, eu teria uma postura mais objetiva ao que está sendo negociado, e não levaria em consideração a intimidade. Minha postura seria igual nos aspectos referentes á transparência, seriedade e honestidade.

ETAPA 2

1) Com base nas leituras realizadas no Passo 1 e no que foi estudado em sala de aula, qual seria a melhor definição para processo de negociação como sistema?

É um processo que aborda idéias de duas ou mais partes com o objetivo de chegar a um consenso que proporcione a ambas as partes envolvidas a certeza de foram ouvidas, que tiveram a oportunidade de apresentar os seus argumentos e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.

2) Explique o processo de comunicação em uma negociação.

A comunicação ressalta dois tipos de habilidades: habilidades técnicas e habilidades interpessoais. As técnicas estão relacionadas aos conhecimentos de técnicas, “ macetes “ para negociação, processos. As interpessoais estão relacionadas ao conhecimento interpessoal dos negociadores. É importante também possuir conhecimentos do objeto que está sendo negociável.

3) Qual é a importância da comunicação na negociação?

A comunicação é muito importante, porque ela possibilita aos negociadores entender e serem entendidos e transmite novas idéias que é muito importante em um processo de negociação.

4) Qual é a melhor forma de se fazer uma comunicação assertiva em uma negociação?

Fazer uso da flexibilidade é uma forma importante, para que a outra parte veja que você considera as necessidades alheias, e acredito que a fusão dos estilos apoiador e analítico tornam o negociador mais convincente, acarretando em um maior número de negociações bem sucedidas.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO – ATPS – ETAPA 2 – TABELA 1 – AUTOR DO LIVRO

Integrantes da Equipe (nomes):

Negociação Escolhida:

Negociação 1 – Compra de um carro usado

Características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com