TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIA

Trabalho Universitário: AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo da avaliação é determinar o valor de mercado do imóvel, através da utilização de técnicas de avaliações. Para começar, é fundamental as normas da ABNT: sendo a NBR 14653-1: Avaliação de bens – Procedimentos gerais Avaliação de Bens Imóveis.

Como as normas e os procedimentos para se avaliar um imóvel Urbano e um Rural não são exatamente as mesmas, temos:

NBR 14653-2: Avaliação de imóveis urbanos e a NBR 14653-3: Avaliação de imóveis rurais. Estas duas normas distinguem as diferenças e similaridades entre as avaliações/procedimentos para imóveis urbanos e rurais. Mesmo sendo necessário o conhecimento das normas técnicas, há ainda a dependência da qualificação profissional do avaliador. Os Corretores ou Gestores Imobiliários (Creci), representados pelo COFECI, e se envolverem técnicas e sistemas construtivos e suas implicações nas edificações é necessário um profissional habilitado Inscrito no CREA. Mas a linha básica é a seguinte:

♦ Procedimentos Básicos:

- Primeiramente a pesquisa de mercado para se ter uma amostragem dos valores dos imóveis negociados na região com características semelhantes aos do imóvel avaliado.

- Efetuar a homogeneização dos valores, que é a técnica utilizada para uniformizar as diferenças de valores pesquisados devido a diferenças de atributos (fatores) entre os valores pesquisados no mercado e o bem avaliando.

- Após a homogeneização dos valores pesquisados, fazer a análise estatística para encontrar os prováveis valores, ou melhor, o intervalo de valores, para poder anunciar um valor ou um leque de valores prováveis ao imóvel avaliado.

♦ Fatores de: Homogeneização, oferta, localização, topografia, frente x fundos, padrão construtivo, idade / conservação e Tipo de imóveis avaliados.

Os laudos de avaliações elaboradas conforme as normas da ABNT citadas (NBR´s), tem:

♦ Etapas dos Serviços: Caracterização da finalidade; Análise da documentação; Vistoria; Coleta de dados (Amostra).

♦ Método de Avaliação: Escolher a metodologia mais adequada à finalidade da avaliação.

♦ Conjunção de Métodos: Tratamento de dados – NBR 14.653:

É a aplicação de operações matemáticas – estatísticas (clássica e inferencial) que equalizam as diferenças de atributos (fatores) entre os valores pesquisados no mercado e o bem avaliado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com