TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem de gestão clássica

Projeto de pesquisa: Abordagem de gestão clássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  210 Visualizações

1. REVISÃO CONCEITUAL

1.1 Abordagem Clássica da Administração

A abordagem Clássica da Administração se subdivide em Escola da administração cientifica e teoria clássica. Ambas tinham uma característica em comum: o aumento da eficiência, porém com maneiras diferentes de alcançar este objetivo.

Taylor, que iniciou a chamada escola da administração cientifica, buscava alcançar o aumento de eficiência enfatizando a racionalização do trabalho operário, para isso se preocupava com a divisão do trabalho, a ênfase nas tarefas e o método de trabalho (estudo de tempos e movimentos).

Já Henry Fayol, caracteriza-se na ênfase estrutural, dividindo a organização em cinco funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa, sendo estas básicas de qualquer empresa, porém são as funções administrativas que coordenam, planejam, organizam e controlam as demais funções.

Enquanto Taylor pensava na organização a partir do nível operacional, Fayol pensava na organização a partir dos dirigentes.

Abordagem Clássica Abordagem científica

Aumentar a eficiência por meio da definição de níveis de responsabilidade Aumentar a eficiência por meio da especialização dos funcionários

1.2 Abordagem Comportamental da Administração

Trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. A teoria comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, tem como tema fundamental a motivação humana e utilizando-a para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

...