TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absteismo E Competividade

Trabalho Escolar: Absteismo E Competividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho de Diana Aragão Conceição Moreira, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade geral, Matemática financeira, Comportamento Organizacional, Estatistica ,Teoria Economica e Metodologis Cientifica.

Orientador: Prof. Vania Silva , Regis Garcia, Helenara Sampaio, Monica Silva , Marcelo Viegas, Regina Malassise e Rodrigo Trigueiro.

Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

No planejamento estratégico para aplicações de caixa da sociedade, A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planos pois a combinação estatística da alta da selic com os lucros divulgados pelos bancos, tendem a colaborar com o crescimento econômico da mesma .A série estatística pode ser excelente ferramenta de decisão para a aplicação em ações nos s bancos, que estas aplicações se resumam em investimentos na bovespa, teríamos a visão dos cenários financeiros, onde o bradesco divulgou seus lucros, logo atrás vem os do itaú, e, após a divulgação dos lucros do b.brasil. Esta visão pode resultar em previsão de que nos próximos 15 dias,de como estará o cenário econômico da empresa .

Distribuições de probabilidade pode ser usado para criar análises de cenários. Uma análise de cenário usa distribuições de probabilidades para criar vários, teoricamente possibilidades distintas para o resultado de um determinado curso de ação ou evento futuro. Por exemplo, uma empresa pode criar três cenários: o pior caso, provável e melhor caso. O cenário de pior caso deverá conter um valor a partir da extremidade inferior da distribuição de probabilidade, o cenário mais provável conteria um valor para o meio de distribuição, e na melhor das hipóteses, conteria um valor na extremidade superior do cenário.

Além de prever níveis futuros de vendas, distribuição de probabilidade pode ser uma ferramenta útil para avaliar o risco. Considere, por exemplo, uma empresa pensando em entrar em uma linha de novos negócios. Se a empresa precisa gerar R$ 100000.000 em receita, a fim de quebrar mesmo e sua distribuição de probabilidade diz que há uma chance de 10 por cento que a receita será menor do que R$ 100000.000, a empresa sabe mais ou menos o nível de risco que está enfrentando se decidir perseguir essa nova linha de negócios.

Administrar o comportamento do ser humano é administrar aquilo que uma pessoa faz enquanto participante de uma organização. Para isso, é preciso enfatizar o ambiente onde a pessoa está inserida e não apenas suas ações. O ambiente deve ser tratado como foco principal do administrador para que sejam feitas as intervenções necessárias. Em cada situação vivenciada nesse ambiente existem diversas variáveis, que devem também ser identificadas para uma posterior modificação. Dentro de um contexto organizacional essas variáveis podem ser identificadas como: Recursos disponíveis (conhecimento, experiências), cultura organizacional, gestão administrativa e características estruturais (burocracia, hierarquia).

As pessoas são o maior potencial nas organizações e o desenvolvimento deste potencial se chama comportamento organizacional. Ele parte com o objetivo de ajudar às pessoas, a estrutura, a tecnologia e o ambiente a se combinarem num sistema operacional eficaz. O resultado é um sistema de recompensa que serve aos objetivos humanos, organizacionais e sociais.

O comportamento é o produto da relação entre organismo e seu meio, sendo assim, em certos momentos, pode ocorrer de o meio influenciar para a materialização de um comportamento indesejado na organização, porém quem o realizou não teve convicção de seu ato, já que agiu impensadamente. As organizações tomam suas medidas para contornar esse tipo de situação e fazer com que o funcionário não proceda da mesma maneira outra vez, isso utilizando meios adequados para que não haja ressentimentos e o processo ocorra de forma inversa.

Um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações atuais refere-se a diversidade da força de trabalho, pois elas estão ficando mais heterogêneas no que diz respeito à raça, etnia e ainda ao sexo dos funcionários. O mercado de trabalho que antes era de maioria quase absoluta masculina, hoje se tem grande representatividade das mulheres. Atualmente é um obstáculo para a administração, atender e adaptar a organização aos estilos de vida das pessoas que participam dela. Com isso, a disciplina do comportamento organizacional, assegura rotinas de trabalho menos estressantes, logo uma maior qualidade de vida no trabalho;

Formular objetivos claros é essencial para gerir o comportamento humano no meio organizacional. Para alcançar tais objetivos é necessário explicitar os tipos de ações que devem ser apresentadas pelas pessoas, onde os resultados ou situações esperadas serão alcançados por conseqüência das medidas tomadas. Na busca por explicitar as ações, deve-se levar em conta a situação que o individuo está inserido e também as conseqüências e impactos que a mesma provoca dentro da organização.É preciso hierarquizar, priorizar e focar nos aspectos que mais terão impacto positivo para alcançar o objetivo que foi anteriormente foi formulado.

O que as organizações formulam como objetivo depende do que elas querem obter como efeito, o ideal é que isso seja, desde o inicio, esclarecido e informando tudo o que se busca através do trabalho que será realizado.

Para Botomé (1981) existem basicamente dois tipos de objetivos: os "administrativos" que são metas numéricas, projeção em termos de tempo, custos de produção, e o outro é o objetivo organizacional, ou seja, o que cada um deve fazer e como deve fazer para que sejam obtidos os resultados finais de interesse. Para especificar objetivos é preciso considerar os ambientes antecedentes e conseqüentemente às ações das pessoas,considerando que as ações ocorrem num ambiente bem delimitado.

Enxergar o ser humano dentro das organizações foi um fato que teve início no percorrer do séc. XX. O foco dos estudos científicos passou a ser voltado ao ser humano e seus comportamentos, dentre esses estudiosos estão psicólogos, sociólogos e antropólogos. As pesquisas visavam retratar como as relações dos seres humanos, de forma direta e indireta, modificavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com