TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Competividade Logistica No Brasil

Trabalho Escolar: A Competividade Logistica No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

A Competitividade Logística do Brasil :

Um estudo com base na infraestrutura existente.

Este estudo procurou nos mostrar de forma clara a situação atual da Logística no país ,onde é possível enxergar possíveis problemas que ocorrem nos diversos modais existentes .

Com esse estudo foi possível identificar que é o momento exato de se investir em melhorias no setor e até antes de fazer estas melhorias ,planejar com cautela o que deverá ser feito .

A produção de alguns itens no Brasil se tornou caro ,muitas vezes essa alta se deve pelos custos de transporte que se tem com este material e sim pelos meios burocráticos ,custos financeiros e todo o processo logístico que o mesmo deverá fazer até chegar ao seu destino final .

É importante sabermos onde está o problema ,para realizar um planejamento eficaz e quais pontos podem ser melhorados.

A logística vai muito além de apenas levar materiais ,é uma ferramenta de aproximação entre os elos da cadeia e procurar criar vantagens .

Para que isso ocorra a quantidade e qualidade dos modais disponíveis nesse processo sejam satisfatórios ,uma vez que o Brasil adotou o modo rodoviário como principal modo de transporte ,deixando de lado outros modais que poderiam ser muito bem explorados e ter mais investimentos na área .

Os transportes de cargas ,possuem cinco modais e todos eles possuem vantagens e desvantagens em sua área .

Transporte Rodoviário :

E que se utiliza de estradas de rodagem através de caminhões e carretas ,apresenta facilidades em relação ao manuseio da carga ,mas sua capacidade de transporte é menor.

Transporte Hidroviário

Apresenta menor custo de implantação e manutenção entre os modais ,é menos poluente em vista dos demais ,seguro e possui maior capacidade de carga .Mas um de seus contras ,é a velocidade com que o mesmo se locomove ,tornando seu deslocamento demorado ,não ser flexível e somente poder transitar por rios e mares navegáveis o que dificulta um pouco mais o processo .

Transporte Aéreo

É o modal que apresenta maior custo ,mas apresenta maior qualidade e agilidade no que se propõe a fazer. É rápido para cargas urgentes e material perecível .

Transporte Dutóviário

Transporte que se utiliza de dutos (cilindros secos) ,possui limitação em relação a produtos que podem ser transportados através desse modal,além de ser ,limitado a existência de dutovias. Seus custos costumam ser fixos .

Transporte Ferroviário

Realizado por trens ,tem como principal característica transportar grandes volumes por grandes distâncias ,seu custo é baixo .Suas limitações a disponibilidade de opções ,são seu contraponto ,uma vez que o mesmo se limita a existência de linha férreas ,o que acaba gerando transbordo.

Na logística os custos incluem transporte ,armazém ,estocagem e administração .A soma destes itens acabam gerando um peso maior no valor do produto,o que com certeza irá impactar no consumidor final.

O transporte representa a maior parcela deste custo ,onde é possível notar a diferença entre o Brasil e demais países

A má condição das estradas ,falta de malha ferroviária e hidroviárias ,tornando seus percursos mais longos foi fator importante que contribuiram para o Brasil ficar tão distantes de grandes países em desenvolvimento.

Segundo um estudo ,o Brasil teve uma das piores colocações ,no que se refere a qualidade de infraestrutura ,ficando em 17º posição ,entre 20 países com os quais concorre no mercado global .

No Brasil , o modal ferroviário corresponde a 25 % dos transportes no país ,enquanto em outros países com as mesmas características chegam a 50% ,onde fica nítida essa nossa deficiência .

No modal hidroviário ,que é o modal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com