TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA PARA COMPETIVIDADE

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – FUnC

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANGÉLICA CAMILA CANTU

MAGNO LOPES DE MEDEIROS

SILVINO KONIG

VANESSA SAVISKI DE PAULA ROCHA

VICTOR SETTI DE LIMA HISATUGO

INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL:

Uma ferramenta para competitividade

Canoinhas – SC

Maio – 2014[pic 1]

ANGÉLICA CAMILA CANTU

MAGNO LOPES DE MEDEIROS

SILVINO KONIG

VANESSA SAVISKI DE PAULA ROCHA

VICTOR SETTI DE LIMA HISATUGO

INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL:

Uma ferramenta para competitividade

Trabalho realizado como requisito parcial de avaliação à disciplina de Gestão Ambiental, ministrada pelo Prof. Reinhardt Sievers, 5ª fase do Curso de Engenharia de Produção da UnC, Campus Marcílio Dias.

Canoinhas – SC

Maio – 2014[pic 2]

RESUMO DE ARTIGO

INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL:

Uma ferramenta para competitividade

O trabalho de Boschetti e Bacarji (2009, p.1), intitulado “Instrumentos de Gestão Ambiental: uma ferramenta para competitividade” relaciona diferentes abordagens acerca dos instrumentos de gestão ambiental que atuam como ferramentas para a competitividade no mercado. Para tanto, analisa a evolução das questões ambientais e as formas de orientação ambiental estratégica nas empresas em um estudo de caráter exploratório.

Segundo os referidos autores, as forças de mercado vêm impondo um movimento dinâmico a variável ambiental, tornando-as importantes fontes de transformação nas empresas.

A questão ambiental vem evoluindo nos últimos anos, sendo entre 1960 e 1970 o auge de tal evolução. A publicação do relatório The Limits to Growth em Massachusetts, e a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo em 1972 fundamentaram programas de governo e ações decisivas de ONG's na área geopolítica mundial. A Rio 92 foi outro marco na evolução dessas questões, a qual resultou em documentos como a Agenda 21, Declaração do Rio do Meio Ambiente e Desenvolvimento, Declaração de Princípios sobre Florestas, além da Convenção da Biodiversidade e da Convenção do Clima.

A Gestão Ambiental envolve planejamento, organização e orientação para que a empresa atinja metas ambientais específicas e requer a participação e decisões da alta administração, refletindo no bom relacionamento da organização com os consumidores e as exigências do mercado. Tem como principio o desenvolvimento sustentável (valores econômicos, ecológicos e sociais).

O tratamento multidisciplinar é um requisito básico para enfrentar problemas ambientais, exigindo o trabalho de profissionais de diferentes formações atuando de forma articulada e envolvendo toda a sociedade.

A gestão ambiental pode ser abordada em duas formas:

- Compreensão do significado da expressão meio ambiente abrangendo de forma integrada as questões que interferem no meio natural ou construído.

- Gestão ambiental que envolve a saúde pública, o planejamento territorial e as interações entre diferentes sistemas.

Existem contribuições da gestão ambiental em três esferas. A primeira seria a produtiva. Nesta, as ações dizem respeito à manutenção, à conformidade ambiental dos fornecedores, dos sítios de produção e às regulamentações públicas pelas diferentes divisões operacionais. A segunda é a esfera da inovação, auxiliando os dispositivos de regulamentação e das avaliações ecotoxicológicas de produtos e emissões a serem respeitadas, além de definir projetos de desenvolvimento de produtos e tecnologias. A terceira esfera é a estratégica, na qual o posicionamento dos responsáveis ambientais é determinante, bem como a estrutura hierárquica e o alcance de suas atribuições específicas.

O planejamento ambiental é um instrumento que busca a ordenação e implementação de normas e diretrizes dentro de um projeto de desenvolvimento, buscando minimizar os impactos de meio ambiente ao menor custo social e econômico possível, bem como monitorar e controlar tal processo, de forma pró-ativa perante o mercado e buscando a melhoria contínua de processos e produtos.

A estratégia ambiental pode ser classificada em:

a) Lobista/passiva: está relacionada à posição competitiva da empresa frente a grupos específicos, limitando suas exigências e, consequentemente, investimentos em novas e limpas tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com