TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Micro Epequenas Empresas

Trabalho Escolar: Adm De Micro Epequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 10

CASOS

Três decisões Administrativas

Tipos de estilo de decisão administrativa

AI Os administradores resolvem o problema ou tomam a decisão sozinhos, com as informações de que dispõem no momento.

AII Os administradores levantam as informações necessárias dos subordinados e , depois, decidem quanto à solução do problema sozinhos. Podem ou não dizer aos subordinados qual é o problema quando pedirem informações. O papel desempenhado pelos subordinados na tomada da decisão é, claramente, de dar as informações necessárias aos administradores, em vez de propor ou avaliar soluções alternativas.

CI Os administradores discutem o problema com seus principais subordinados individualmente, recebendo suas idéias e sugestões sem os reunir em grupo. Depois, os administradores tomam a decisão que pode ou não refletir a influência dos subordinados.

CII Os administradores discutem o problema com os subordinados em grupo, ficando sabendo coletivamente de suas idéias e sugestões. Depois, tomam a decisão, que pode ou não refletir a influência dos subordinados.

GII Os administradores discutem o problema com os subordinados como um grupo. Administradores e subordinados juntos, propõem e avaliam alternativas e procuram chegar a um acordo (consenso) quanto a sua solução. Os administradores não procuram influenciar o grupo no sentido de que adote sua solução preferida, e podem aceitar e pôr em prática qualquer solução que tenha o apoio de todo o grupo.

I. Você é gerente de produção de uma grande fábrica de produtos eletrônicos. Recentemente a administração da empresa instalou máquinas novas e implantou um novo sistema de trabalho simplificado. Mas, para surpresa de todos, inclusive sua, o aumento esperado de produtividade não se verificou. De fato, a produção começou a cair, a qualidade baixou e o número de empregados que saíram da empresa aumentou.

Você acha que não há nada de errado com as máquinas. Recebeu recebeu relatórios de outras empresas que as usam, confirmando esta opinião. Representantes da firma que fabricou as máquinas fizeram uma vistoria nas máquinas e disseram que elas estão funcionando com o máximo de eficiência.

Você desconfia que algumas partes do novo sistema de trabalho podem ser responsáveis pela mudança. Mas esta opinião não é confirmada por todos os seus subordinados imediatos, que são quatro supervisores de primeira linha, cada um encarregado de uma seção, e por seu gerente de suprimentos. A queda da produção tem sido atribuída por alguns ao mau treinamento dos operadores, por outros, à falta de um sistema adequado de incentivos financeiros e por outros ainda, ao baixo moral. É claro que este é uma assunto sobre o qual as pessoas têm opiniões muito arraigadas e seus subordinados podem discordar.

Esta manhã, você recebeu um telefonema de seu gerente de divisão. Ele tinha acabado de receber seus dados de produção dos últimos seis meses e estava telefonando para expressar sua preocupação. Disse que o problema deveria ser resolvido por você da maneira que você achasse melhor, mas que ele gostaria de saber dentro de uma semana, que medidas você planejava tomar.

Você tem a mesma preocupação de seu gerente de divisão com a queda de produtividade e sabe que seus empregados também estão preocupados. O problema é decidir que medidas devem ser tomadas para corrigir a situação.

II. Você é capataz geral encarregado de uma turma grande que está construindo um oleoduto de petróleo e precisa fazer uma estimativa de seu ritmo esperado de progresso, a fim de programar entregas de material no próximo posto de campo.

Você conhece a natureza do terreno em que estará viajando e tem os dados históricos necessários para calcular a média e a variância da velocidade neste tipo de terreno. Com estas duas variáveis, é simples calcular os prazos mínimos e máximos em que será necessário fornecer os materiais e as instalações de apoio no posto seguinte. É importante que sua estimativa esteja bem próxima da realidade. Estimativas para menos acarretarão ociosidade de capatazes e operários e estimativas para mais levarão à imobilização de materiais algum tempo até haver necessidade de sua utilização.

O progresso tem sido bom e seus cinco capatazes e outros membros da turma devem receber prêmios substanciais se o projeto for terminado antes do prazo.

III. Você está supervisionando o trabalho de 12 engenheiros. O treinamento formal e a experiência de trabalho destes engenheiros são bastante parecidos, permitindo-lhe usá-los indistintamente nos vários projetos. Ontem, seu chefe informou-lhe que uma subsidiária em outro país tinha feito um pedido de quatro engenheiros emprestados por um prazo de seis a oito meses. Por diversos motivos, ele argumentou e você concordou que este pedido deveria ser atendido com engenheiros de seu grupo.

Todos os seus engenheiros são capazes de se desincumbir desta missão e, do ponto de vista dos projetos atuais e futuros, não há razão particular para qual alguém deva ficar preso. O problema é um pouco complicado pelo fato de que uma missão no exterior é num lugar considerado indesejável.

Como base nos cinco estilos de decisão apresentados na tabela, responda as seguintes perguntas para cada uma das seguintes situações de decisão:

1 - O que é mais importante na situação, a qualidade ou a aceitação da decisão?

2 - Até que ponto o tempo é um fatos crítico na tomada de uma decisão?

3 - O gerente tem as informações necessárias para tomar a decisão?

4 - A situação de decisão é altamente estrutural?

5 - Minha escolha do melhor estilo de decisão é (estilo AI, AII, CI, CII, GII). A razão de minha escolha é a seguinte.

Bombril faz uma profunda limpeza na Casa

A empresa contrata uma consultoria e muda completamente. A rádio peão da Bombril S/A está em recesso. Depois de oito meses de especulação sobre o destino da empresa, o diz-que-diz provocado por uma reestruturação que começou em novembro do ano passado perdeu fôlego. "Estamos retornando aos trilhos", constata o diretor geral Marcos Sampaio Ferreira, personagem principal das histórias que nos últimos meses preencheram as conversas de seus 3.500 funcionários e cutucaram a concorrência com um enredo dos mais saborosos. Aos 29 anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com