TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao De Materiais

Projeto de pesquisa: Administraçao De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Gerenciar corretamente materiais e recursos é um ato relevante para o processo produtivo seguir minimizando custos, parte essencial da Administração de Materiais. Existem cinco recursos disponíveis de uma empresa, são eles: materiais, patrimoniais, capital, humano e tecnológico.

A administração dos recursos materiais tem inicio na identificação do cliente, é uma parte da administração geral que abrange de modo especifico materiais e esta diretamente ligada á logística, os materiais são classificados de acordo com a necessidade e cultura da empresa. É importante definir recurso como tudo que gera ou tem riqueza, no sentido econômico do termo. Consequentemente um item do estoque é recurso, o prédio da empresa, os colaboradores com ideias inovadoras são considerados recursos.

O valor econômico pode ser atribuído a mão de obra, troca de serviços, comercialização nacional ou internacional, quanto a utilização são classificados em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

A política de material é um processo individual, cada empresa tem a sua politica. Existe uma padronização básica, onde são apresentadas especificações técnicas, e a presença de um programa de classificação e catalogação de materiais. O ciclo de materiais é essencial para a introdução dos materiais na empresa. Como resultado se espera a minimização de custos com recursos, suspensão do ciclo pela falta de material, e extinção de estoque.

É necessário dispor de dedicação e cautela para aquisição dos materiais existe no mercado uma grande quantidade de fornecedores devido a globalização.

O transporte é parte essencial para administração de materiais, o mau funcionamento acarreta o comprometimento no final do processo, deve se estar concentrado as mudanças constantes na área da logística.

O estoque é um item importante que pode ser deixado de lado, por mais que não seja um setor visível. Apesar da importância de ter um armazenamento de matérias, é necessário que ocorra um controle de entrada e saída. Existem novas técnicas de armazenagem que ocupam menos espaço gerando menos custo.

O administrador deve ter cuidados com o estoque para que não ocorra desperdícios, é importante ter atenção no controle de consumo e aquisição dos materiais.

Caso não ocorra uma sintonia dentro da empresa, organização, motivação e colaboração de todos não adianta padronizar as técnicas da administração. Para isso existem providencias para realização das atividades, sendo:

• Organização e métodos: Estudar a produção para aplicar a adequação aos métodos.

• Qualidade: Para qualidade é primordial satisfazer os clientes, mesmo que seja necessário mudar a forma de pensamento, quebrando paradigmas e incluindo a participação de todos dentro da organização independente dos níveis.

• Informatização: É necessário se especializar, ter em mente uma gestão mais desenvolvida, para isso requer investimentos balanceado em equipamentos, treinamentos, tecnologia que geram alguns custos. Caso isso não ocorra os resultados serão baixos e a organização corre o risco de ficar estagnada com desmotivação e sem bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com