TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Cargos E Salários

Ensaios: Administração De Cargos E Salários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  2.387 Palavras (10 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Introdução 3

Identificação da Empresa 5

Descrição dos cargos 6

Plano de Cargos, Salários e Benefícios 8

Considerações finais 12

Referencias Bibliográficas 13

Introdução

Salário é o conjunto de remuneração básica atribuída a determinado cargo, é o pagamento de um trabalho. É uma demonstração objetiva de quanto à empresa valoriza o trabalho de seu funcionário. Há empresários que ainda acreditam que o salário traz motivação ao profissional. Na realidade, salário é um instrumento utilizado para contratar ou reter uma pessoa, pois se sabe que, mesmo recebendo um salário muito bom, depois de alguns meses a pessoa o incorpora ao seu orçamento e o internaliza como algo normal e rotineiro.

Embora o tema motivação seja polêmico, há uma verdade: a realização de uma ação depende única e exclusivamente da própria pessoa. Por isso, é importante que todo gerente conheça e reconheça cada membro de sua equipe como único e distinto, respeitando-o e procurando entender seus valores, expectativas e ambições. Todo gerente deve incentivar e estimular os profissionais de sua equipe, porque possui habilidades para fazer com que ela esteja sempre motivada para alcançar os objetivos de um projeto ou organização.

Diversos teóricos buscaram definir os princípios motivacionais do ser humano, Abraham Maslow (1908-1970) foi um psicólogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia. - Ênfase nas características Humanas. De acordo com esta teoria, o ser humano possui diversas necessidades que podem ser separadas em categorias hierarquizadas. Para motivar uma pessoa, você deve identificar qual é a categoria mais baixa na qual ela tem uma necessidade, e suprir estas necessidades antes de pensar em outras em categorias mais altas.

Frederick Herzberg foi o autor da “Teoria dos Dois Fatores” que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas – Ênfase no Ambiente. Nesta teoria Herzberg afirmava que: • A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados “fatores motivadores”; • A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são os chamados “fatores higiênicos”.

Herzberg verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.

David McClelland, nascido em 1917, foi um americano teórico da psicologia, através da Teoria da motivação pelo êxito e/ou medo, destaca três motivos que orientam a dinâmica do comportamento humano enfatizando as necessidades adquiridas.

− Necessidades de Realização: Desejo de alcançar algo difícil exige um padrão de sucesso, domínio de tarefas complexas e superação de outras. Os indivíduos com este tipo de necessidade pretendem, mais que obter sucesso individual, é fulcral obterem feedback positivo no grupo.

− Necessidades de Afiliação: Desejo de estabelecer relacionamentos pessoais próximos, de evitar conflito e estabelecer fortes amizades;

− Necessidades de Poder: Desejo de influenciar ou controlar outros, ser responsável por outros e ter autoridade sobre outros;

Segundo McClelland todas as pessoas possuem um pouco destas necessidades, em graus diferentes, contudo uma será característica da pessoa em causa.

Maslow foi o primeiro a debruçar-se sobre a questão “o que motiva as pessoas?” E respondeu a esta pergunta com um conjunto de aspirações genéricas dos seres humanos e agrupou-as em cinco grupos hierarquizados de necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, de estima e de autorrealização.

A teoria de Herzberg sugere que as pessoas têm dois níveis de necessidades: as motivadoras e as higiênicas. As higiênicas dizem respeito a situações de bom salário, boas relações com os colegas, etc. As necessidades motivadoras são as que podem promover a motivação e dizem respeito ao trabalho em si.

David McClelland criou uma nova teoria dizendo que existem três níveis de motivos: sucesso, afiliação e poder. Segundo McClelland, todos temos características de cada um dos grupos mas existe sempre um nível que nos caracteriza.

Identificação da Empresa

Nome da Empresa: TECNONUTRI ALMENTOS LTDA

Data da Fundação: 01/01/2007

Ramo: Indústria

Atividade principal: Fabricação, Empacotamento e venda de produtos alimentícios.

Produtos que fabrica: Pipoca de micro-ondas, feijão, leite em pó, mistura pré-prontas, farináceos, amendoim, etc.

publico alvo: Supermercados, Cozinha Industrial, Prefeitura (fornecimento de produtos para merenda escolar).

Número de Empregados: Cerca de 260 empregados, porem este número muda constantemente devido a grande rotatividade de Pessoal.

Pequeno histórico do seu desenvolvimento: Crescimento médio de 20% seguido nos últimos 4 anos.

Horários de trabalho: Existem diversos horários de trabalho, durante todo o dia existem turnos começando, o funcionamento e 24 horas por dia.

MISSÃO DA TECNONUTRI

Produzir e comercializar alimentos de alta qualidade, atendendo ás necessidades específicas de nossos clientes e criando soluções em praticidade.

SITUAÇÃO GERAL

Com apenas4 (quatro) anos de fundação a TECNONUTRI já conquistou um grande mercado. A TECNONUTRI esta em plena e rápida expansão e vem conquistando dia após dia um maior espaço no mercado. Porem como qualquer empresa em expansão, ela também não esta isenta de erros que devem ser sanados caso a empresa almeje se manter no mercado por longos anos.

Atualmente a empresa tem uma ótima situação, com produtos reconhecidos no mercado, e com crescimento satisfatório. Alguns produtos são responsáveis por uma grande parcela deste crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com