TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Seminário: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Seminário  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Administração de materiais

Generalidades

A administração de material é uma atividade integrada da logística empresarial que a tem como principal finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar toda as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização.

Os materiais podem ser classificados conforme o desejo ou ramo de atuação de cada empresa, desta forma existem algumas classificações segundo diversos critérios:

Quanto a utilização, podem se classificar em: equipamentos, material de consumo, matérias primas e insumos.

Quanto ao valor econômico, os materiais podem ser classificados por facilidade de obtenção, produção nacional ou estrangeira, possibilidade de substitutivos, multiplicidade de emprego.

Quanto ao valor estratégico, é classificada diferentemente se sua utilização está ligada a segurança nacional, se sua existência está ligada a escassez ou abundância de jazidas minerais ou vegetais

A política de material ira variar conforme os seus materiais estão classificados e seu ramo de atividade, porem as técnicas utilizadas são comuns em todos os seguimentos.

Acompanhamento do ciclo dos materiais

Esta técnica visa preparar e programar a introdução dos materiais na organização. Com isso evita-se dispêndio excessivo, paralisação da empresa pela falta de material, além da eliminação de estoques mortos..

Deve-se ter atenção especial ao processo de procura e obtenção dos materiais. Atualmente com a tendência de globalização da economia as fontes fornecedoras multiplicaram-se em número, fazendo com que as equipes encarregadas destas atividades tenham uma crescente complexidade no seu trabalho.

O transporte sempre fara parte das preocupações básicas do administrador de materiais. Seja ele interno ou externo, um serviço executado de forma ineficaz pode comprometer a atividade fim da organização. Deve-se estar sempre atento as novas técnicas e equipamentos de transporte, que surgem no mercado que podem vir a ser empregadas como uma importante maneira de economia de tempo e recursos.

A armazenagem de materiais também é um ponto a se tomar cuidado, deve-se estar atento às modernas técnicas e equipamentos de armazenagem e embalagem, para aumento da eficiência e redução de custos.

Contudo, todos os cuidados tomados serão desperdiçados se não houve uma organização dentro da empresa, assim destaca-se uma serie de providencias para que a organização tenha êxitos em suas atividades.

Organização & Métodos - realiza um estudos métodos administrativos e de produção na organização, além da adequação da organização aos métodos otimizados e vice versa. Termos como reengenharia, otimização de processos, são versões atuais ou subconjuntos desta prática;

Qualidade - A implantação da qualidade passa pela mudança da mentalidade individual, da cultura coletiva da organização e pela quebra de paradigmas. Só ocorre de cima para baixo, ou seja com liderança e participação efetiva do comando da organização desde os mais altos níveis, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com