TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Trabalho Escolar: Administração De Materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 1

Administração de Recursos Materiais

Não há como uma empresa funcionar sem a existência de recursos, seja eles financeiros humanos ou materiais. A Administração de Materiais foca sua atenção sobre este último, seja no que diz respeito aos insumos ou aos bens patrimoniais indispensáveis no processo de fabricação. Com a crescente concorrência existente por uma participação no mercado consumidor as empresas buscam identificar formas de melhorar seus desempenhos, encontrando maneiras diferentes de obterem vantagens competitivas. Uma das formas de obter uma vantagem é através de uma boa gestão dos recursos materiais e patrimoniais. Com os custos crescentes é importante gerir bem seus estoques e seu patrimônio produtivo de forma a utilizá-los com a máxima eficiência e eficácia.Administração de Recursos Materiais engloba a sequencia de operações que tem início na identificação do fornecedor, na compra do bem ou serviço, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento (armazenagem), em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Vinte ciclos da administração de materiais é ilustrado abaixo Sendo o ambiente competitivo como é faz-se necessário a busca de alternativas de vencer os concorrentes. A administração de materiais é bastante ampla e pode contribuir a partir do momento que envolve as atividades de gerenciamento dos recursos materiais, gerenciamento dos recursos patrimoniais e compras. Do desempenho satisfatório dessas atividades dependem os Departamentos de Vendas, Produção, Manutenção, os Setores Administrativos, etc.Tem que ser considerado que o número de itens e a diversidade dos mesmos é grande, que as informações têm de ser precisas e rápidas que a manutenção de estoques representa parcela significativa do ativo da empresa, etc.Se considerarmos a posição do homem de produção e de vendas seu desejo é deque exista a maior quantidade de matérias-primas e produtos acabados,respectivamente, estocados de forma a poder atender as suas necessidades.Porém sendo a manutenção de estoques algo extremamente caro para a empresa é preciso que o Administrador de Materiais equilibre os mesmos deforma a satisfazer ambos, os administradores de produção e vendas e também ao administrador financeiro.

Três Com certeza o maior desafio continuará sendo a busca do equilíbrio entre o nível dos estoques os recursos financeiros disponíveis. Quanto manter em estoque com o menor risco de falta de materiais. A tendência aponta para uma necessidade crescente no desenvolvimento de técnicas de previsão que possibilitem minimizar as possibilidades de erro na administração dos recursos materiais. Será necessário que a área de materiais e seu administrador sejam os mais dinâmicos possíveis de forma a responder deforma rápida as movimentações do mercado. Para isso um excelente suporte de informática é fundamental, fornecendo as informações em tempo real. A integração entre as empresas, fornecedores e compradores, deve ser cada vez mais intensa buscando ganhos para a cadeia como um todo.

GESTÃO DE ESTOQUE

O estoque é a acumulação de recursos materiais em um sistema de armazenagem para atendimento da demanda em tempo oportuno.

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ESTOQUE

Garantir o abastecimento de materiais à empresa, neutralizando os efeitos de: • demora ou atraso no fornecimento de materiais; • sazonalidade no suprimento;

• riscos de dificuldade no fornecimento.

Etapa 2

Na administração de estoques, é fundamental saber quais produtos trazem viabilidade econômica e financeira e isso, porém, é percebido através das tendências do mercado. O controle de estoque é de suma importância para a empresa, pois se controla os desperdícios, apuram-se valores para fins de análise, bem como, evita o excessivo investimento, o qual prejudica o capital de giro. O mercado de bijouterias a cada dia procura atender as mudanças do ambiente externo. Cada vez mais os clientes buscam novos produtos a fim de satisfazer seus anseios, e para acompanhar essas tendências deve-se atribuir a esse cenário consumista, uma qualidade que garante aos produtos mais durabilidade, e isso indica maior custo. Por questões econômicas, o segmento de bijouterias tende a optar pelo preço mais baixo, mesmo que isso não caracterize um produto durável. A constante procura por esse tipo de produto faz com que os gestores efetuem compras constantemente e em grande volume mantendo assim seus estoques sempre abastecidos. No gerenciamento de estoques é importante perceber que o produto oferecido pelo fornecedor precisa ser viável e oportuno onde às várias técnicas da administração de estoques demonstram qual o nível e o momento certo para a reposição dos estoques. Até que ponto o volume de estoque influencia o capital de giro de uma empresa comercial? A Análise das Demonstrações Contábeis é uma importante ferramenta de gestão que tem auxiliado os administradores no modelo de decisão das empresas comerciais. Através deste estudo foi realizada uma pesquisa com foco no gerenciamento de estoques e sua participação no capital de giro da empresa Feminina Bijouterias, uma empresa de pequeno porte localizada em Natal/RN. A escolha do método referiu-se a um estudo de caso aplicado a uma microempresa comercial. Constatou-se que os estoques possuem participação elevada entre os elementos do ativo circulante. Sob esta perspectiva, surge a importância do controle do capital de giro, o qual é responsável pela operacionalização da empresa. Os estoques são elementos onerosos que possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com