TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Pesquisas Acadêmicas: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

A Administração de Materiais é uma antiga atividade realizada nas empresas desde os primórdios da Administração. Cresceu muito a partir do Entendimento que a logística ultrapassou as fronteiras das empresas, buscando a eficácia, ou seja, atender às necessidades e expectativas dos clientes. A Administração de Materiais procura conciliar a necessidade de Suprimentos com a otimização dos recursos financeiros e operacionais da empresa OLIGON MÓVEIS.

Foi constatado que a estratégia de gestão das contas a receber de uma empresa depende da sua política de crédito. As políticas de crédito não devem desestimular as vendas nem causar prejuízos à empresa. Por outro lado, se os prazos de pagamento e as condições de financiamento das vendas forem facilitados, normalmente haverá um volume maior de contas a receber, aumentando assim a probabilidade de contas incobráveis e o custo de financiamento aos clientes. Uma vez concedido o crédito, a empresa deve atuar efetivamente na cobrança para assegurar o recebimento da venda. Mesmo com os procedimentos de concessão de crédito e cobrança bem delineados e bem administrados, não há segurança de que não haverá inadimplência.

Como o financiamento a clientes normalmente funciona como se fosse um empréstimo sem cobrança de juros, quanto maior for o volume de recursos aplicado no financiamento de contas a receber maior será a necessidade de capital de giro da empresa e maior o seu custo financeiro.

Defino que a Estrutura de Sistema Financeiro Nacional como um conjunto de instituições e instrumentos financeiros que possibilitam a transferência de recursos entre agentes econômicos (pessoas, empresa, governo) superavitários e deficitários.

A função do Sistema Financeiro Nacional é a de ser um conjunto de órgãos que regulamenta, fiscaliza e executa as operações necessárias à circulação da moeda e do crédito na economia.

O SFN pode ser subdividido em entidades normativas, supervisoras e operacionais: O primeiro é o normativo, formado por instituições que estabelecem as regras e diretrizes de funcionamento, além de definir os parâmetros para a intermediação financeira e fiscalizar a atuação das instituições operativas. Tem em sua composição: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e as Instituições Especiais (Banco do Brasil, BNDES e Caixa Econômica Federal).

Subsistema de Supervisão: tem como função editar normas que definam os parâmetros para transferência de recursos dos poupadores aos tomadores e controlar o funcionamento das instituições e entidades que efetuem atividades de intermediações financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com