TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais

Dissertações: Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

1. 1ª ETAPA

1.1. A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA DE QUALIDADE E DO CICLO PDCA

Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas necessitam cada vez mais se aprimorarem para acompanhar o ritmo do mercado. A gestão da qualidade hoje é um grande diferencial que possibilita competitividade e destaque entre as empresas. Conceituados teóricos, entre eles Deming, Crosby e Juran, desenvolveram grandes trabalhos apontando diferentes formas em que a qualidade agrega valor aos produtos e/ou serviços de uma organização.

A qualidade melhora a satisfação do trabalhador e, por tanto, torna-o mais produtivo. A qualidade trás o gosto pela direção de recursos, no sentido de atingir bons resultados que leva à auto-satisfação para administradores e empresários. Leva clientes a atingirem a satisfação máxima de atender que consomem o melhor, de acordo com suas expectativas. (MAÑAS, 2012 p. 29)

O TQM (Total Quality Management) conhecido também como TQC (Total QualityControl) de acordo com MELLO (2011) é um sistema de gerenciamento que permite checar a qualidade. Segundo CAMPOS (2004) o TQC é um sistema gerencial que visa à satisfação de todas as pessoas ligadas à organização, ou seja, visa à necessidade de todas as pessoas no stakeholders. MIGUEL (2005) saliente que o TQC resultou o TQM, com surgimento a partir da década de 1980, o mesmo afirma que a ideia central do TQM condiz em uma qualidade presente em todo gerenciamento da organização, seu foco não se limita somente no controle das atividades, enquanto o TQC não inclui alguns elementos que são parte dos princípios da TQM, como por exemplo, o relacionamento com os fornecedores.

Ao longo da evolução da gestão da qualidade foram criadas várias ferramentas de qualidade capazes de inovar, facilitar e padronizar os processos internos e externos das empresas. Entre estas ferramentas do TQM o método mais conhecido é o Ciclo PDCA que consiste em: PLAN = Planejar, DO = Executar, CHECK = Checar e ACT = Agir, ou seja, um ciclo de melhorias contínuas dentro da organização.

Segundo Mello (2011) o PDCA é uma das principais ferramentas para controle dos processos organizacionais, o autor também frisa que a ferramenta além de controlar um processo permite que o mesmo seja aperfeiçoado continuamente e conclui:

“O que mais chama atenção no ciclo PDCA é que ele não pressupõe isolamentos entre uma etapa e outra; ao contrário, elas constantemente se intercomunicam e se retroalimentam.” (MELLO, 2011, p. 68).

Como verificado, a busca de aperfeiçoamentos e melhorias hoje é de suma importância para a sobrevivência das organizações, o Ciclo PDCA, assim como outras ferramentas de gestão de qualidade, permite vantagem competitiva através do foco da qualidade presente em todas as etapas e processos. A boa administração de fatores como a redução de custos desnecessários, perdas no processo de produção, aumento da produtividade, satisfação dos clientes são fundamentais para o sucesso das empresas. Compete aos gestores a utilização apropriada das ferramentas existentes, para agregar valor aos produtos e serviços, evitando assim constrangimentos desnecessários como: retrabalho e perda de confiabilidade.

2. 2ª ETAPA

2.1. OS 11 FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA

Com base em MARSHALL JUNIOR, et. al. (2008), os fundamentos da excelência surgiram nos anos 80 por um grupo de especialistas que viram a necessidade de melhorar a qualidade dos produtos e de aumentar a produtividade das empresas americanas.

Foram analisadas organizações bem sucedidas com intuito de encontrar características comuns que as diferenciassem das demais. Uma das características identificadas era composta pelos valores organizacionais percebidos como parte da cultura das organizações e eram cumpridas desde o nível estratégico até o nível operacional. Os mesmos deram origem aos critérios de avaliação e a estrutura sistêmica do Malcom Baldrige Nacional Quality Award (MBNQA).

O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), foi criado nos anos 90 com base no conjunto de fundamentos de excelência e a medida que os mesmos foram se atualizando e melhorando serviram de referencial para os critérios de excelência.

Os fundamentos de excelência são compostos por:

1. Pensamento sistêmico: Entender a interdependência de uma organização e o ambiente externo.

2. Aprendizado organizacional: Busca de conhecimento e experiências para a organização.

3. Cultura de inovação: Implantação de novas idéias para gerar diferencial competitivo.

4. Liderança e constância de propósitos: Desenvolvimento da cultura de excelência.

5. Orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com