TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais E Logistica

Casos: Administração De Materiais E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 – Visita à empresa ............................................................01

2 – Recursos ............................................................03

3 – Fatores de Produção ............................................................03

4 – Bens ............................................................03

5 – Recursos Tecnológicos ............................................................03

6 – MRP e Just-In-Time ............................................................04

7 – EDI ............................................................04

8 – Centrais de Compras em Pequenas Empresas ............................................................05

9 – Leilão ............................................................06

10 – Equipamentos de Movimentação e Armazenagem ............................................................06

11 – Conclusão ............................................................09

12 - Bibliografia ...........................................................10

01

Visita à Empresa

A empresa escolhida para a realização de nossa consultoria foi o um hospital de grande porte na cidade do Recife, mais especificamente no setor de Rouparia onde o processo de aquisição de materiais neste setor é realizado de forma independente da Administração de Materiais geral da empresa.

O produto de trabalho, como o nome do setor já sugeri, é especificamente roupas de fardamentos e enxoval (ex. lençol, fronha, toalha, etc...).

Neste setor funciona a parte de entrega de fardamentos no ato de admissão do novo colaborador e também a distribuição de enxovais para os pacientes que se encontram internos.

Toda a parte de controle é de responsabilidade da Supervisora do setor, sob gerenciamento do Setor de Hotelaria e com definição final da Direção do Hospital.

Essa estrutura organizacional permite um controle maior já que o setor não depende do Setor de Compras da empresa para aquisição de materiais.

Todo o processo é iniciado pela Supervisora do setor, onde, a partir do momento que ela verifica a necessidade de aquisição de fardamento ou enxoval, através do levantamento nos estoques, já providencia o início das cotações de preços com os fornecedores que já são cadastrados na empresa.

Tanto os processos de cotação, quanto o fechamento e confirmação dos pedidos são feitos através de e-mails.

Praticamente 80% do enxoval de cama e banho são feito com fornecedor exclusivo, devido à qualidade superior do produto. Mesmo assim, na maioria das compras é feita uma cotação para comparativo de preço.

Com o restante, são realizadas normalmente três cotações, com solicitação de piloto a cada fornecedor, para verificação de qualidade e durabilidade de cada peça. Então, não apenas o preço é levado em consideração, mais também a qualidade do produto!

Feito esse processo de cotação, a Gerente de Hotelaria, a quem o Setor de Rouparia faz parte, leva todas as cotações e pilotos para avaliação da Direção, onde será definido o fechamento

02

da compra.

Novamente o pedido volta a Supervisora da Rouparia, para que a mesma faça a solicitação de compra ao fornecedor. O acompanhamento da entrega do pedido também é acompanhado por este setor, que se mantém em contato constante com os fornecedores.

O processo de recebimento é feito no próprio setor, com a conferência através da nota fiscal, das quantidades entregues. Assim como o armazenamento no estoque reserva ou no estoque de fardamentos, que ficam no próprio setor.

Os enxovais e fardamentos são armazenados nesses estoques em estantes metálicas, mantendo a ordem por modelos e tipos de enxoval. Após isso a nota é encaminhada para conferencia da Diretoria e em seguida a Contabilidade para devido pagamento.

O controle desses estoques é feitos através de balanços mensais, com levantamento geral tanto de entradas no Estoque Circulantes, quanto das baixas para doações, o que permite visualizar o total da evasão desse enxoval.

Através do fechamento desse balanço é feita a programação de compra de mais produtos.

De acordo com pesquisas e observações, a administração de materiais é uma prática, que requer muita responsabilidade e agilidade. Cada empresa segue um padrão de compras e distribuição, com foco em custo, qualidade e planejamento de entrega.

A distribuição desses materiais, por setor, seja ele interno ou externo, deve oferecer um serviço de qualidade a seus clientes respeitando regras de padrões a que venha favorecer ambas as partes. Toda estratégia de manipulação a administração de materiais faz parte da cadeia de suprimentos que planeja controla e implantando o fluxo e o armazenamento do ponto de origem ao ponto de consumo.

03

Recursos

A empresa tem a sua disposição vários tipos de recursos: materiais, patrimoniais, capital, humano e tecnológico. E isso engloba a sequencia de operações, estratégias, processo produtivo, armazenagem e distribuição ao consumidor.

Fatores de Produção

Definindo o que vem a ser por recurso tudo aquilo que gera riqueza, no sentido econômico do termo. Dessa forma, os clássicos fatores de produção que são capital, terra e trabalho são recursos e

devem ser administrados. As pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos,

gerando com seus conhecimentos novas ideias, que são transformados em novos produtos, novos métodos de trabalho, serviços cada vez mais favorecendo seus consumidores.

Bens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com