TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alemanha

Resenha: Alemanha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Resenha  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Oligopólio

É um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas:

Pequeno número de empresas no setor. Exemplo: indústria automobilística;

Pequeno número de empresas que dominam um setor com muitas empresas. Exemplo: Nestlé, Parmalat no setor de alimentos; Brahma, Antártica e Coca-cola no setor de bebidas; Pão de Açúcar e Carrefour no setor de supermercados, etc.

Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alterações de preços.

O oligopólio, assim como o monopólio, ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor. Como vimos em monopólio, essas barreiras são devidas aos seguintes fatores:

Proteção de parentes;

Controle de matérias-primas-chaves;

Tradição;

Oligopólio puro ou natural.

Alguns produtos, por razões tecnológicas, só podem ser produzidos por empresas de grande porte (automóveis, extração de petróleo). Assim, nesses mercados, é normal um pequeno número de empresas.

Podemos caracterizar dois tipos de oligopólio:

Oligopólio com produto homogêneo (alumínio, cimento);

Oligopólio com produto diferenciado (automóveis).

Diferentemente da estrutura concorrencial, e de forma semelhante ao monopólio, em longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão, principalmente no oligopólio natural, em que a alta escala de operações propicia uma produção a custos relativamente baixos, sem concorrência.

Formas de atuação das empresas oligopolistas

No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas:

Concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções (forma de atuação pouco freqüente);

Formam Cartéis (conluios, trustes). Cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor, que determina a política para todas as empresas do cartel. O cartel fixa preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas.

As cotas podem ser:

a) perfeitas (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista. É a chamada "solução de monopólio";

b) imperfeitas (cartel imperfeito): existem empresas líderes (que têm maior tamanho ou custos menores) e que fixam os preços ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços que a líder fixe um preço que seja muito baixo, que poderia eliminar as demais empresas. É o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com