TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Dos Negocios No Brasil

Artigos Científicos: Ambiente Dos Negocios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 10

VANDILSON BEZERRA DE LIMA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil.........................................................................................................................4

2.2 Medidas macroeconômicas e medida microeconômica.........................................5

2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil....................................................................................................,,,,,,,,............6

2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia.....................7

2.5 A carga tributária no brasil...................................................................8

2.6 Inabilidades administrativas....................................................................9

3 CONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

O artigo a seguir irá abordar a situação atual em que se encontram as empresas no Brasil. Burocracia, alta carga tributária e longos processos para abrir uma organização são fatores que estão, cada vez mais, diminuindo a vontade do brasileiro de abrir seu próprio negócio.

É importante que tenhamos conhecimento sobre esse assunto uma vez que a informação é a melhor medida para que qualquer coisa seja executada com sucesso. Esse texto irá lhe mostrar as diferenças e mudanças políticas, econômicas a partir dos efeitos que grandes e pequenas empresas causam. As mudanças nas leis e os motivos que levam muitas empresas à falência são outros assuntos disponíveis.

Em se tratando da metodologia de apresentação do artigo, será todo argumentado, com fatos, fundamentos e, claro, com opiniões. Sempre problematizando as ideias e contextualizando todo o conteúdo na conjuntura atual e através da evolução dos métodos administrativos.

2 DESENVOLVIMENTO

O Brasil é um país diverso em muitos fatores. E essa diversidade praticamente obriga as empresas a implantarem modelos administrativos diferenciados para atender a todos os gostos de toda a população. Porém o empresário não é incentivado. Já se pensa no peso tributário e burocrático no processo de abertura do negócio.

“A ‘burocracia’ é o ‘formalismo de Estado’ da sociedade civil. É a ‘consciência do Estado’, a ‘vontade do Estado’, ‘o poder do Estado’ enquanto corporação, isto é, como sociedade particular, fechada no Estado (...) A burocracia é portanto obrigada a proteger a generalidade imaginária do interesse particular a fim de proteger a particularidade imaginária do interesse geral.” (Marx, 1983. p71)

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

Eu já posso imaginar a sua pergunta. Mas se o artigo é sobre ambiente dos negócios no Brasil porque começar com uma citação sobre a burocracia e ainda mais com palavras de Marx. Posso dizer que chegaremos lá.

A sociedade vem evoluindo com uma rapidez que homem nenhum jamais conseguiu imaginar e com essa evolução sente-se a necessidade de satisfazer os seus desejos e de ajudar para que outras pessoas realizem os seus. Quem conhece a história do comércio sabe que ele nasceu da necessidade do homem de compartilhar seus bens e na história do homem é de conhecimento que ele sempre teve um lado egoísta muito grande e que ele não ia dar algo sem esperar receber alguma coisa. É aí que surge a “troca” que foi o modelo de negócios mais conhecido de todos e que prevalece até hoje. Afinal trocamos o dinheiro por produto e serviços, o que não deixa de ser uma troca.

A sociedade, sem exceção, está dentro de um modelo político e desse modo o homem segue regras e também tem os seus direitos. No ramo das empresas isso não é diferente e arrisco dizer que ainda é mais burocrático que o meio social.

Dentre os maiores desafios de um empreendedor está a burocracia, alta carga tributária falta de incentivos e muitos outros. Aí começa e ocorrer um recuo de novos empreendimentos. Várias leis mudam, às vezes beneficiando o cliente, às vezes o empreendedorismo. As principais são as leis fiscais que estabelecem desde o valor de impostos a pagar por uma empresa até o modo de trabalho e a mudança dos processos e métodos administrativos que muitas vezes levam a falência por causa da rápida adaptação que se deve fazer.

No universo contábil as mudanças causam um impacto ainda maior porque essas leis mudam a forma de informação contábil e/ou fiscal. Tem de haver também o processo de adaptação das empresas para com os seus contadores.

Dentre as últimas leis mais comentadas está a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica em todo o país, a obrigatoriedade do TEF – Transferência Eletrônica de Fundos, o uso da Impressora Fiscal em empresas de varejo, a lei que obriga o destaque de todos os impostos na nota fiscal para que o consumidor saiba o que está pagando e muitos outros. Teve outra mudança não muito recente que foi a informatização dos meios de se fazer a informação contábil. Muita coisa não se faz mais em papéis e cada vez mais, processos serão informatizados à medida que a tecnologia avança.

Socialmente isso tem um peso grande porque preços sobem, e como se já não bastasse a inflação também não para de aumentar. De acordo com o Banco Central, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estima que a inflação irá superar a barreira dos 6% em 2014 – ficando entre 6,1% e 6,2%. E isso é ruim pra todos, sem exceção.

2.2 MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MEDIDA MICROECONÔMICA

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com