TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de marketing

Resenha: Ambiente de marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

O

ambiente de marketing

de uma empresa consiste em atores e forças externasao marketing que afetam a capacidade da administração desenvolver e manterrelacionamentos bem-sucedidos com seus clientes-alvo. O ambiente de marketingoferece tanto oportunidades como ameaças, e as empresas bem-sucedidas sabemque são vitais a observação e adaptação constantes às mudanças do ambiente.

Os profissionais de marketing das empresas são os maiores responsáveis pelaidentificação das mudanças significativas do ambiente. Mais do que qualquer grupona organização. eles devem monitorar tendências e pesquisar oportunidades.Embora todo gerente precise observar o ambiente externo, os profissionais demarketing apresentam duas aptidões especiais. Seus métodos para coletarinformações sobre o ambiente de marketing são disciplinados ² inteligência demarketing e pesquisa de marketíng. Normalmente, eles também passam maistempo no meio dos clientes e dos concorrentes. Realizando um monitoramentoambiental sistemático, os profissionais de marketing tornam-se aptos a rever eadaptar as estratégias para enfrentar novos desafios e oportunidades no mercado.O ambiente de marketing é composto de um microambiente e um macroambiente.O

microambiente

consiste em forças próximas à empresa que afetam suacapacidade de servir seus clientes ² a própria empresa, os fornecedores, asempresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos. O

macroambiente

consiste em forças sociais maiores que afetam todo omicroambiente ² forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticase culturais.

O

MICR

OA

MBIENTE

A tarefa da administração de marketing é atrair clientes e relacionar-se com eles,oferecendo-lhes valor e satisfação. No entanto, essa tarefa não pode ser realizadaapenas pelos gerentes de marketing. O suceso deles depende de outros atores domicroambiente da empresa - outros departamentos, fornecedores, intermediáriosde marketing, clientes, concorrentes e vários públicos que se combinam paraconstruir o sistema de entrega de valor da empresa.

A Empresa

Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideraçãooutros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentosde finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade.Todos estes grupos formam o ambiente interno e , em conjunto, têm um impactosobre os planos e as ações de marketing. Segundo o conceito de marketing, todasessas funções devem ³pensar no consumidor´ e coexistir em harmonia paraoferecer valor superior e satisfação ao cliente.

O

s Fornecedores

Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor daempresa ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresaproduzir sus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com