TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Ambiente De Marketing

Ensaios: Análise De Ambiente De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 9

“Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas."

Zun Tsu

INTRODUÇÃO

Já não é novidade que o Marketing é extremamente essencial para que a empresa tenha sucesso. A busca incessante pela satisfação de necessidades e desejos tem levado as empresas a cada vez mais tentar entender o cliente, os seus anseios, sendo que a ferramenta necessária para tal é o Marketing.

Daí a importância de se realizar um plano de Marketing, ou seja, concentrar todos os esforços para observar e tirar o melhor proveito das oportunidades no mercado.

O Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças e identificando tendências. Esta ferramenta pode cobrir entre um e cinco anos de uma empresa ou negócio, sendo muito importante a sua atualização. Estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia como o plano estratégico geral da empresa.

Deve ser entendido como um complemento ao Plano de negócios e como um instrumento indispensável ao desenvolvimento da empresa. Ele permite detectar as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos, permite promover a gestão por objetivos, basear a tomada de decisão em elementos concretos e identificáveis, fixação de objetivos, identifica o que medir para se atingir o proposto, quantifica desvios e a sua correlação com o processo, quantificação de resultados, menor possibilidade de ocorrência de insucesso, mecanismos de controle e otimização de recursos e de resultados.

Na prática, existem diferentes tipos de planos de Marketing, cada um para um propósito específico - o planejamento pode ser feito para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos - e não apenas um plano de marketing geral. São elaborados segundo o objetivo a ser alcançado:

- Plano completo: é apropriado para o plano global de marketing da empresa e outros planos de marketing mais importantes;

- Plano básico: este se enquadra em mercados mais bem delimitados e pode ser mais útil ao tratar de um único produto. Não inclui a informação sobre orçamento e o demonstrativo de resultados;

- Plano histórico: é a avaliação da posição atual. Pode ser usado com a primeira etapa de um plano global ou ser utilizado para uma série de produtos diferentes a fim de se decidir qual deles tem o maior potencial. Geralmente engloba somente até o diagnóstico;

- Plano para novos produtos: não existem dados históricos de venda, mas sim do produto que ele vai substituir ou de concorrentes. Caso seja um produto completamente novo, retém-se apenas na análise de mercado e concorrência. O orçamento é muito importante nesse tipo de plano.

O plano de marketing se faz necessário, mesmo quando a empresa é considerada de pequeno porte. É um grande erro imaginar que empresa pequena não deva investir em marketing. Normalmente as empresas estão tão preocupadas em sobreviver que não observam o mercado externo. Mesmo que a empresa não necessite de um departamento específico de Marketing, pois talvez o tamanho não comporte, é muito importante estar focado no cliente.

AVALIAÇÃO E CONTROLE

A avaliação e o controle de um Plano de Marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do Plano.................................

O acompanhamento é feito periodicamente (mês a mês, a cada trimestre...), assim a empresa pode analisar o desenvolvimento do projeto, visualizar os fatos positivos e negativos e fazendo ajustes no percurso quando necessário. É importante existirem planos de contingência prontos para servirem como antídotos em acontecimentos imprevistos como greves, guerra de preços, lançamentos de novos produtos pela concorrência. Assim a empresa e a sua equipe estarão prontos para enfrentar possíveis dificuldades. O controle de marketing é a sequência natural do planeamento de marketing. A empresa precisa exercer pelo menos três tipos de controle:

• Controle estratégico é realizado por meio de um instrumento conhecido como auditoria de marketing, que é um exame periódico, abrangente, sistemático e independente do ambiente de marketing da empresa, do sistema interno e das atividades específicas de marketing. O propósito da auditoria é determinar as áreas de problemas de marketing e recomendar um plano de ação corretiva para aprimorar a eficácia global do marketing da empresa.

• Controle do plano anual é a tarefa de administrar os esforços e resultados atuais de marketing, a fim de certificar que as vendas anuais e os objetivos de lucros serão alcançados. Os instrumentos principais são a análise de vendas, as análises de participação no mercado, as proporções de despesas em relação as vendas, outras proporções e determinação de atitudes.

• Controle de lucratividade é a tarefa de determinar o lucro real das diferentes entidades de marketing, tais como o produto da empresa, as zonas, os segmentos de mercado e os canais de comercialização. O instrumento principal é a análise dos custos de marketing.

Os Controles de Marketing geralmente utilizados são compostos por ações corretivas e preventivas. O ideal é que a empresa direcione seus esforços para se trabalhar com controles preventivos, pois garantem maior satisfação do cliente e menos investimentos.

Algumas ações que podem ser tomadas:

ANTES da implementação do plano:

 treinamento e seleção de funcionários;

 gastos em instalações e equipamentos necessários;

 alocação de recursos humanos e financeiros.

DURANTE a implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com