TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Demonstração Financeira

Monografias: Analise Demonstração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 2

Estrutura do ativo

O ativo representa os bens e direitos que a empresa possui.

• Circulante

Composto pelos bens e direitos que irão ser convertidos em dinheiro, dentro do prazo de doze meses.

• Realizável a longo prazo

Compreende os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte e as dos bens e direitos oriundos de negócios não operacionais realizados por coligadas, controladas, proprietários, sócios, acionistas e diretores.

• Permanente

Compreende os bens fixos necessários para que a entidade alcance seus objetivos. Divide-se nos subgrupos: Investimentos, Imobilizados e Diferido.

Estrutura do passivo

O Passivo representa as dividas e obrigações que a empresa possui.

• Circulante

Composto por todas as obrigações que vencerem no exercício social seguinte.

• Realizável a longo prazo

Composto pelas contas representativas das obrigações com vencimentos após o término do exercício social seguinte.

• Patrimônio Líquido:

Representa o capital que pertence aos proprietários.

Capital de giro

É uma reserva que toda empresa deve possuir para financiar suas vendas à prazo, cobrir impostos e taxas em um período curto de tempo ou até que se possa receber o faturamento e repor este valor utilizado.

Capital de terceiros

Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

Liquidez

A análise de liquidez também chamada de análise de razão ou quociente, visa à mensuração da capacidade financeira da empresa em pagar os seus compromissos de forma imediata, a curto e a longo prazo

Capital Próprio

São os recursos originários dos sócios ou acionistas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio líquido.

Analise Vertical

É uma técnica para avaliar a estrutura de composição de itens do balanço e sua evolução no tempo. Consiste em estabelecer a participação em porcentagem de cada item em relação ao total de seu grupo ou, na maioria das vezes, pelo total geral. O coeficiente ou a porcentagem é à medida que indica a proporção de cada componente em relação ao todo.

.

Analise Horizontal

Permite observar as oscilações dos valores expressados pelos componentes patrimoniais ou de resultados através do confronto de uma série histórica de períodos. Ela identifica as evoluções e tendências de cada conta das demonstrações. Ao desenvolver esta análise é adotado um período base, na maioria dos casos considera-se o primeiro exercício, e são estabelecidas evoluções dos demais exercícios comparativamente com o período base. Estas evoluções são apresentadas em porcentagem.

Índices financeiros

Índices financeiros fornecem ao analista uma ferramenta muito útil para recolher informações das demonstrações financeiras de uma empresa.

Índices de rentabilidade ou lucratividade

• Rentabilidade do patrimônio líquido

Mostra percentual de Lucro Líquido ou Prejuízo Líquido relacionado ao montante total aplicado pelos acionistas. Quanto maior a porcentagem positiva, melhor.

• Rentabilidade do ativo

É um indicador muito útil para acompanhamento da evolução ao longo do tempo da empresa. A porcentagem resultante mostra a eficiência da aplicação dos ativos e quanto lucro eles estão gerando, onde quanto for maior a porcentagem, melhor.

Índices de endividamento

A situação de endividamento de uma empresa indica o montante de recursos de terceiros que está sendo utilizado, na tentativa de gerar lucros. O grau de endividamento medo o montante de dívida em relação a outras grandezas significativas do balanço patrimonial.

• Endividamento a curto prazo

Mede quanto a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com